Comunidade de Padre Fialho participará de simulado de emergência

A Defesa Civil Municipal de Matipó, com o apoio da Samarco, realizará neste domingo (27) o primeiro simulado na região. O objetivo do exercício, que ocorrerá em Padre Fialho, distrito de Matipó, próximo à estação de bombas II da Samarco, é preparar a comunidade para saber como agir diante de uma situação de emergência.

O simulado é orientado pelas normas e procedimentos do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco. A empresa apoia a Defesa Civil Municipal na organização do simulado, fornecendo infraestrutura, veículos e por meio do envolvimento de empregados e facilitadores. O mineroduto da Samarco passa pelo município de Matipó, no distrito de Padre Fialho.

Nos dias 22 e 23 foram realizadas ações de preparação para o exercício do simulado, que incluíram o treinamento dos órgãos de resposta – Defesa Civil Municipal de Matipó, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Minas Gerais –, reunião com a comunidade de Padre Fialho na Escola Estadual Maria Vicencia Brandão e o “table top” (ou simulado de mesa), que auxilia no planejamento dos recursos necessários para o simulado.

A Defesa Civil do Municipal de Matipó conta também com a parceria da Faculdade Univértix, que realizará ações de prevenção à saúde junto à comunidade no dia do simulado.

Monitoramento permanente

As barragens da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e o acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições dessas estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes.

Atualmente, o sistema de monitoramento conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especialista com cerca de 50 pessoas.

Klayrton de Souza com informações da assessoria de comunicação da Samarco

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar