Eleição para Conselho Tutelar tem baixa participação em Manhuaçu

A eleição para os Conselheiros Tutelares com mandato de 2020 a 2023, realizada neste domingo, 06, através do processo unificado contou com a participação de várias pessoas, para que a votação pudesse acontecer. Manhuaçu foi a única cidade da Comarca, que teve o emprego da urna eletrônica, para a realização da eleição do Conselho Tutelar. 

Por determinação do TRE e com base no número de eleitores, o Colégio Tiradentes abrigou com toda a estrutura, para a instalação das treze urnas. Outras cinco foram instaladas em São Pedro do Avaí, visto que um dos candidatos é morador do distrito. Todo o período de eleição, foi acompanhado por uma comissão formada por pessoas experientes, atuantes e preparadas para agirem no caso de qualquer irregularidade nos locais de votação.

Mesmo com todo o trabalho desenvolvido pelos candidatos, o número de pessoas votantes não chegou a 1800.  É um número baixo se comparar o número de moradores existente em cada do bairro da cidade e a falta de interesse em participar de um processo eleitoral tão importante, dada a relevância da função do conselheiro tutelar, que terá toda a responsabilidade para zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Para a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, todos os funcionários da repartição foram mobilizados para dar o suporte necessário à eleição unificada no município. “Agora, desejamos que os eleitos iniciem o trabalho com responsabilidade, determinação e coragem”, disse Giuzaina Gregório.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Raquel Rodrigues Furtado esteve acompanhando todo o trabalho de votação. Segundo ela, foi surpreendente a escolha dos candidatos eleitos, que vão tomar posse no dia 10 de janeiro, para desenvolver as atividades em todo o município. “Agora vamos marcar uma capacitação para os conselheiros eleitos, para que possam entender de fato como é a atividade, o desempenho junto aos inúmeros que surgem e como lidar com um. Também a responsabilidade de cada conselheiro quanto ao sigilo dos casos, que estiverem atuando e a função que exige dedicação e seriedade”, pondera Raquel Furtado.

Resultado da votação em Manhuaçu:

Vanilda – 355 Votos

Loren Barreto- 196 Votos

Silvana Avelar-  190 Votos

Alaine de Freitas- 179votos

Maria Aparecida- 154 Votos

Fernanda Black  146 Votos

Arrail Borel – 127 Votos

Maria Inez- 113 Votos

Camila Muniz  98 Votos

Ana Carolina Barbosa – 62 Votos

Kelly Mendes 59  Votos

Jose  Martins – 42  Votos

Nulo –  27 Votos

Branco –  3 Votos

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar