Escola Estadual de Manhuaçu celebra 47 anos de ensino

A Escola Estadual de Manhuaçu, mais conhecida como Colégio Polivalente, completou na quinta-feira, 25, 47 anos de história. O educandário nasceu em 1972, a partir da parceria entre o Ministério da Educação e Cultura, o Governo de Minas Gerais e o município de Manhuaçu.

A instituição é oriunda do Programa de Expansão e melhoria do Ensino Médio (PREMEM), e as matrículas foram iniciadas em 18 de abril de 1972 e o dia 25 de setembro foi o primeiro dia letivo da escola. Com apenas 225 alunos, foram dadas as primeiras aulas.

Na época, apesar da difícil localização do prédio, do pequeno número de alunos e da falta de entrosamento dos professores com a comunidade, a Escola Polivalente foi ensaiando os seus primeiros passos na cidade. Hoje, a instituição conta com aproximadamente 1500 alunos, matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos.

O Professor Alessandro Cunha, atual diretor, ressaltou que a escola tem sempre buscado oferecer melhorias no processo de ensino-aprendizagem e que a instituição abraça a parceria com a família e a intervenção pedagógica como meios de sanar as dificuldades existentes e assim alcançar resultados satisfatórios com os alunos.

“A comemoração dos 47 anos foi marcada por várias atividades de cunho pedagógico, cultural e religioso envolvendo toda a comunidade. Foi criado na escola, pelos alunos do Ensino Médio, um grupo de teatro, coordenado pelos alunos Arthur Assunção, Samuel Paiva e pela Professora Sônia Cerqueira e a primeira peça foi apresentada no auditório da escola em um evento que reuniu alunos e funcionários da instituição.

“Eu, juntamente com os vice-diretores Jussara Nacif, Juliana Santiago e Fabiano Lomeu agradecemos o apoio dos alunos, pais, funcionários e demais pessoas que passaram pelo Polivalente; e a todos que de alguma forma deram a sua contribuição para que a história desta escola pudesse ser narrada ao longo de quase meio século oferecendo ensino de qualidade a população manhuaçuense”, destacou.

Segundo Alessandro Cunha, ao longo desses 47 anos, a escola sempre buscou melhorias e aperfeiçoamento na questão pedagógica. “A instituição abraçou a intervenção como meio de sanar as dificuldades existentes e alcançar resultados satisfatórios.

Adotamos o calendário bimestral de avaliações, visando a melhoria da participação da família no ambiente escolar, desenvolvemos o “Atendimento Pedagógico Diferenciado”, tendo um Professor Alfabetizador que dá apoio e suporte aos alunos do 6º ano que não consolidaram o processo de alfabetização. Tudo com o objetivo de fomentar a vocação educacional em nossos estudantes”, finaliza.

Histórico
Em janeiro de 1972, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, foi realizada uma reunião com o pessoal técnico-administrativo que integraria a Escola Estadual Polivalente de Manhuaçu.

No dia 25 de março do mesmo ano, no Clube Recreativo de Manhuaçu, foram empossados: Nilton Felisberto Lemos, como Diretor e Ercy Bárbara Justino, como Vice-diretora. E ainda: Maria Eugênia Vieira de Almeida – Coordenadora, Marcionília Rabelo Gomes como secretária e Solange Tarcila Barnabé para auxiliar de biblioteca.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar