Estudante de Manhuaçu está entre os melhores do Brasil na redação do Enem

Vítor Silva Valentim de Carvalho, estudante recém formado da Escola Estadual de Manhuaçu – Ex-Polivalente, se destacou redação do Enem 2020, garantindo 980 pontos. No Brasil, 28 pessoas tiveram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, alguns bateram na trave e tiraram a segunda melhor nota na categoria: 980, e Vítor Silva Valentim de Carvalho foi um deles. Ele citou O Mito da Caverna, o filósofo Habermas, Immanuel Kant e finalizou a redação com a Primeira Lei de Newton, na redação do Enem 2020, e conseguiu a nota. O tema escolhido pelo Inep para a prova foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Vítor Valentim explica que para chegar a essa nota, “o hábito da leitura é fundamental e que sentar na cadeira e ler redações nota mil dos anos anteriores é muito necessário, principalmente para entender o padrão de estrutura dissertativa argumentativa que existe por trás dessas redações. É válido salientar que conhecer as 5 competências da grade de correção do Enem é obrigatório. A partir do momento que você conhece essas 5 competências, você imagina o que se passa na cabeça de um corretor ao ler sua redação, você sabe o que deve e o que não deve ir para o papel. Ademais, outra dica muito importante é escrever redação semanalmente e analisar a correção da mesma com atenção. Cuidar da saúde mental durante essa jornada é indispensável. Assinar uma plataforma de estudos on-line também foi muito importante para alcançar essa nota”.

Além disso, o estudante contou que “é essencial que você entregue a sua redação para ser corrigida nas mãos de professores que realmente têm o compromisso com a grade de correção do Enem, pior que uma redação que não cumpre os critérios da grade de correção é uma redação corrigida da forma errada, isso afasta você do que é realmente necessário se estudar.”
O jovem estudante fez um agradecimento por sua conquista no Enem. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por essa conquista tão sonhada. Em seguida, agradecer à Escola Estadual de Manhuaçu, na qual eu estudei por muito tempo. Agradeço em especial à Professora de Língua Portuguesa, Sonia Cerqueira, que foi fundamental para mim durante todo esse ciclo, demonstrando sua solidariedade e disposição em ensinar”.

A professora de Português e redação da Escola Estadual de Manhuaçu – Ex-Polivalente, Sonia Cerqueira Moreira, disse que o aluno mereceu a conquista. Além de trabalhar durante o dia, Vítor ainda encontrava tempo para se dedicar aos estudos. “Quase todos os dias, ele entrava em contato comigo para tirar alguma dúvida, tanto de redação quanto de linguagens, além de apoio emocional, essencial neste período”. Ele também pagou por uma plataforma de estudos a distância, pois são muitas disciplinas a serem estudadas.

Tudo online

Tanto para Vítor, quanto para a professora, a preparação para o Enem 2020 teve um desafio maior, as aulas remotas ou online, chamado  Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). A professora Sonia Cerqueira relatou ter sido extremamente difícil manter o contato e as atividades em dia com os alunos, mas, como no caso do Vítor, aqueles que se interessavam, conseguiam desenvolver um bom trabalho. “Eu montei um grupo específico para estudar Enem, mantenho esse grupo com minhas turmas atuais também. Nele sempre posto informações, atividades, temas para redação e explicações em áudio. Ministrei algumas aulas em videoconferência também, mas poucos participavam; acho que tínhamos a esperança de que as aulas presenciais voltassem. As redações vinham por e-mail, eu as corrigia, segundo as competências Enem, e devolvia ao aluno.”

Reconhecimento

Alessandro Cunha, diretor da Escola Estadual de Manhuaçu, também comemorou o resultado do jovem Vitor, que fez todo o percurso da educação básica na rede pública de ensino. No Polivalente, o aluno chegou em 2014 para cursar o 6º ano e obteve em janeiro deste ano, a conclusão do Ensino Médio.
O diretor informou ainda que além de Vitor, há outros alunos com notas superiores a 800, 900 e que a escola se sente honrada com esses resultados. “Isso mostra que somos uma escola pública de excelência. Nos últimos anos temos muitos alunos que têm se destacado e assim, logrando vagas em universidades federais como UFV, UFOP, UFMG, UFES e UFF ou em instituições particulares com bolsa integral pelo ProUni, como é o caso do estudante Jackson Ribeiro que obteve um excelente resultado no Enem e no ano passado conquistou uma bolsa integral para o Curso de Medicina da Unifacig, aqui na cidade”.

Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar