Fiéis e devotos participam do tradicional Jubileu do Bom Jesus de Manhumirim

A comunidade católica está participando ativamente das celebrações do 102º Jubileu do Senhor Bom Jesus em Manhumirim. Todos os dias, o Santuário fica lotado e à noite o pátio repleto de fieis participando das celebrações eucarísticas, com romeiros de diversas localidades.

Com uma programação variada, além das missas, os fiéis visitaram o Santuário, confessando e participando da movimentação de barracas logo após as missas.  Esse ano, o Jubileu tem o tema “Jesus Cristo: Esperança, Beleza e Vida dos Jovens de Todo o Mundo”. A Exortação Apostólica “Christus vivit”, lançada pelo Papa Francisco em março deste ano, que é dirigida sobretudo aos jovens e, a todo o povo de Deus.

No domingo, 08, a celebração ficou por conta da Paróquia do Bom Pastor – Manhuaçu. Já na celebração de terça-feira, 10, fiéis da paróquia São Lourenço estiveram participando. A missa foi celebrada por Pe. Carlos Altoé, Welton, Rafael (São Lourenço, além do pároco Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte e o Diácono Mateus Garbazza (Santuário Bom Jesus).

Durante a homilia, Pe. Carlos Altoé chamou para o despertar do jovem, dos pais, sobre o número de suicídio e como a vida precisa ser valorizada. Ainda fez os fiéis observarem de forma bem contínua sobre três verdades, que são fundamentais para que haja força para ultrapassar obstáculos.  Ele ressalta que o cristão precisa ter fé, visto que, Deus amou tanto que enviou seu filho para o cemitério. A segunda verdade é que, Cristo salva, mas chama a atenção quanto ao amor. “Ao contemplar o Bom Jesus de braços abertos é o maior significado do amor infinito de Cristo. E o terceiro ponto refletido é que, Jesus vive, dá à vida um novo horizonte, para que busquemos o Cristo”, relata o sacerdote. Disse ter ficado feliz ao celebrar e partilhar com os fiéis de Manhumirim, a alegria ao celebrar o jubileu do Bom Jesus.

O Pároco da Paróquia do Bom Jesus, Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, conta que a participação de católicos de toda a região surpreendeu desde o primeiro dia do Jubileu com muita espiritualidade e fé durante as celebrações. “Além das paróquias que integram a Forania, esse ano, a paróquia São Sebastião (Espera Feliz) também está participando. Esperamos receber milhares de fiéis até o próximo sábado no Santuário para pedir, agradecer e celebrar esse momento tão singular”, diz o pároco.

O morador de Manhumirim, José Maria de Paula diz que ficou emocionado em participar de todas as celebrações, sentir nas pessoas a fé, além do simbolismo maior que é agradecer. Ele relata que muitas pessoas chegam para agradecer, pedir e voltam com a graça alcançada.

O romeiro Gilerson Henrique Pereira sentiu-se emocionado. Ele conta que ao chegar no Santuário foi gratificante ter a oportunidade de agradecer a Deus pela vida, além de renovar a fé para continuar a caminhada.

O ponto alto da festa será no sábado, dia 14, quando a festividade vai ser encerrada com Missa Festiva; Procissão do Bom Jesus, Peregrinação na Paróquia Bom Jesus de Manhumirim e Romeiros e show com Vera Lúcia.

Leia mais: confira a programação do 102º Jubileu do Senhor Bom Jesus

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: