Ipanema sedia 8º Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base

Representantes das 28 dioceses existentes em Minas Gerais, participaram do 8º  Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), ocorrido em Ipanema (Diocese de Caratinga), com início na sexta-feira e encerramento no domingo, 21.

O tema escolhido pela organização foi “Os desafios de uma Igreja em saída, na construção da sociedade bem viver e conviver” e o lema “Criarei novo céu e nova terra, e nunca mais haverá choro ou clamor”. O 8º Encontro Mineiro das CEBs foi assessorado pelo padre Alfredo J. Gonçalves (Pe. Alfredinho) e Sonia de Montes Claros. O evento contou também com a participação de bispos, padres, seminaristas e leigos. Os visitantes foram recepcionados pelo Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira.

A cidade de Ipanema foi escolhida para sediar o encontro há 4 anos, na cidade de Unaí, durante o 7o Encontro das Comunidades de Base (CEBs). Há dois anos a cidade vinha trabalhando os preparativos para recepcionar as mais de 600 pessoas, com o objetivo de ampliar as discussões e traçar novas diretrizes.

De acordo com o coordenador diocesano da CEBs, padre Jamir, somente da Diocese de Caratinga foram 130 participantes, sendo dois por paróquia. A programação contou com 17 oficinas, onde os participantes puderam debater vários temas ligados a temática central.

Padre Jamir conta que as oficinas abordaram e mostraram a reciclagem de lixo, medicina alternativa, a Doutrina Social da Igreja, barraginhas, juventude, violência, troca de sementes, troca de saberes e outros temas relevantes para serem ampliados.

Na avaliação do coordenador diocesano, o encontro foi surpreendente e ativa participação dos mais de 600 delegados representando as dioceses de Minas Gerais. Ao final, padre Alfredinho fez uma avaliação de todas as oficinas. “As propostas de metas a serem colocadas em prática em nossas comunidades serão importantes, para enfrentarmos os desafios. Também definimos que o 9o Encontro acontecerá em 2023, na cidade de Guaxupé (Sul de Minas) ”, explica padre Jamir.

Foi entregue o Círio Pascal aos representantes da Diocese de Guaxupé, para que a Luz do Batizado fosse levada. O 8º Encontro foi encerrado com a missa celebrada por Dom Emanuel Messias, concelebrada por Dom Vicente (Bispo Auxiliar de Belo Horizonte) e vários sacerdotes.

Eduardo Satil / Fotos:   Padre  Jamir e Geraldo Fotógrafo

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: