Moradora desalojada pede ajuda para salvar pertences

Uma moradora da Rua Manoel Martins Xavier, no Bairro Santa Terezinha, teve sua casa atingida pela queda de um barranco durante as fortes chuvas que caíram sobre a região no início do mês de dezembro. Sem poder retirar os seus pertences Dona Maria Luiza Rosa de Jesus teme perder o pouco que tem. Isso porque a lama tem obstruído a entrada da sua residência e as autoridades determinaram que ela não retornasse.

A aposentada dormia quando tudo aconteceu na noite do dia 01 de dezembro. O forte temporal que caiu sobre a cidade naquele dia provocou muitos estragos e na casa dela não foi diferente. Um barranco que fica nos fundos da sua residência deslizou e acabou fechando os principais acessos da morada. Grande parte dessa lama parou em cima da laje e a moradora precisou ser retirada, felizmente sem se machucar. “Eu dormia no momento que o barranco desceu sobre minha casa e o susto foi enorme. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros vieram aqui, vistoriaram o local e concluíram se tratar de uma área de extremo risco”, lembrou a moradora.

Passadas três semanas do acontecimento, Dona Maria Luiza Rosa de Jesus tem seguido a recomendação das autoridades e não voltou mais para casa. Ela tem morado com uma filha em outro bairro da cidade, mas sem poder retirar seus pertences da antiga casa, especialmente porque as entradas continuam obstruídas pela lama. “As poucas coisas que tenho estão mofando lá dentro. Também tinha feito uma compra pouco antes disso acontecer e estou perdendo tudo. Sou transplantada, tenho que seguir uma dieta especial, além de tomar medicamentos determinantes para eu continuar vivendo. Tudo que tenho está dentro da minha casa e eu não consigo retirar. Já procurei a secretaria de Obras e me prometeram que viriam aqui remover essa lama para eu salvar minhas coisas, mas até agora não realizaram o serviço”, reclamou Dona Maria Luiza.

A reportagem do Tribuna do Leste procurou a Defesa Civil para buscar informações sobre a situação da moradora. Segundo José Maria Dornelas, coordenador municipal, a equipe da Secretaria foi acionada para a retirada da lama sobre a casa da Dona Maria Luiza, compareceu ao local, mas não foi possível adotar nenhuma medida naquele momento. “Fizemos os levantamentos e no local foi constatado que uma entrada de máquinas para retirada do barro sobre a casa da Dona Maria Luiza pode acarretar em outros problemas. Inclusive na rua de cima da residência dela tem outras edificações, inclusive um predinho, e os moradores ficaram preocupados que ao mexer na terra, as estruturas de suas residências fossem abaladas”, explicou José Maria.

A limpeza do local deve acontecer em breve. Ainda segundo José Maria Dornelas, a secretaria de Obras vai aguardar o tempo firmar por alguns dias para remover a lama do teto, dos acessos e até dentro da residência da aposentada. Enquanto isso, para sua própria segurança, Dona Maria Luiza vai ter que aguardar e torcer para que seus pertences não se danifiquem ainda mais, desta vez com a ação do tempo.

Klayrton de Souza

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar