Moradores da Taquara Preta reclamam da situação da estrada

Cada dia é um desafio para os moradores da parte mais alta do Córrego Taquara Preta, que são obrigados a enfrentar estrada esburacada, com alguns trechos necessitando de reparos urgentes.

Diversas reclamações dos moradores indignados com o problema que já perdura há bastante tempo, impossibilitando que carros e motos trafeguem com total segurança. Em alguns pontos, a enxurrada das últimas chuvas provocou erosão no canto da estrada, buracos se formaram e as dificuldades chegaram para as famílias que residem nos locais mais longínquos.

As estradas vicinais são de responsabilidade da Prefeitura e deveriam propiciar melhores condições para o escoamento

A reportagem foi solicitada para mostrar o que enfrentam todos os dias, sobretudo, quem precisa vir à cidade. Aproximadamente cinco quilômetros depois de Vila Formosa, um trecho da estrada chamou a atenção devido as inúmeras “valetas” formadas pela enxurrada que desce de vários pontos. Conversando com os moradores sobre as dificuldades enfrentadas, eles contaram que já fizeram várias reinvindicações junto ao Poder Público, para realizar a limpeza das caixas de contenção que existem ao longo da estrada, mas não foram atendidos.

Salientam que a situação da estrada rural está piorando a cada dia. Prejuízos com carros que quebram, produtos que deixam de ser entregues no comércio e ainda a falta de compreensão gera revolta naqueles que vivem da agricultura. Eles pedem urgência em atendê-los, com a recuperação da estrada antes que o prejuízo aumente.

O buraco, ao lado da rua que liga Vila Formosa a Taquara Preta continua do mesmo jeito, a situação continua precária

O morador Júlio Soares disse que já tomou muitos prejuízos, além do risco em transitar por trechos que não oferecem o mínimo de segurança aos agricultores. Diz que pagam os impostos em dia e acabam esquecidos na área rural. Segundo ele, para aliviar um pouco o sofrimento, por conta própria fez alguns reparos, porém, somente com máquina é possível consertar o trecho. A outra reivindicação dos moradores e agricultores é que seja feita a manutenção das caixas de contenção, para impedir que a enxurrada danifique a estrada. “Nós estamos reivindicando o mínimo para que possamos transitar com segurança. As caixas de contenção se recebem a manutenção periódica, evita o problema que nos aflige. Mas infelizmente não atendem a gente, não enxergam o que estamos passando aqui”, desabafa Júlio Soares.

CMDRS pede ação da Prefeitura
A presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Deyse Dias disse que tem discutido amplamente a situação das estradas rurais, junto à Comissão das Estradas que existe dentro do CMDRS. Deyse Dias conta que as reclamações têm sido inúmeras devido ao excesso de buracos. Ela considera que a comunidade de Taquara Preta tenha sido muito prejudicada e ainda sofre com o que está acontecendo. “Estamos esperando um parecer do secretário de Obras. Estamos lutando por melhoria e igualdade. Várias comunidades estão cobrando melhorias das estradas rurais. Às vezes deixa a desejar e a gente fica esperando por ação”, relata a presidente do CMDRS, Deyse Dias. A reportagem tentou falar por telefone com o secretário de Obras, Eduardo Ribeiro sobre a reivindicação e a demora para atender os moradores, mas não obteve sucesso.

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar