Moradores de Bom Jesus pedem providência para risco de queda de árvores

Com a queda de uma árvore de grande porte e o risco de outras caírem, ficou a preocupação de quem tem que utilizar a estrada vicinal que liga a BR 116 à comunidade de Bom Jesus de Realeza.

Segundo dados divulgados pela Defesa Civil choveu algo em torno de 75 mm somente no dia 01 de dezembro. Esse temporal provocou estragos na cidade de Manhuaçu e também afetou vários distritos e comunidades rurais.

A enorme árvore que caiu na estrada de Bom Jesus foi consequência desse temporal e acabou trazendo transtornos. Felizmente ninguém passava no momento, mas também não passou depois. É que a estrada ficou interditada e foi necessário a intervenção dos moradores para liberá-la. ”Os moradores ficaram esperando que viessem fazer a retirada da árvore do meio da pista, mas ninguém apareceu. Aí um grupo de homens da comunidade se juntou fez a limpeza por conta própria”, conta a moradora Roseane Rodrigues Garcia.

Um trator de uma fazenda da região também foi disponibilizado para a retirada do tronco do meio da pista. Uma enorme quantidade de terra que desceu do barranco também precisou ser removida com o auxílio da máquina. O problema é que a situação não foi totalmente resolvida e o perigo continua na região.

Com o deslizamento de terra outras árvores, algumas maiores e outras menores, também ameaçam cair a qualquer momento. As raízes estão amostras e a sustentação ficou menor, indicando que outra forte chuva, ou mesmo a simples ação do tempo, pode determinar que elas caiam. “A preocupação é muito grande porque essa é uma estrada muito utilizado e é o principal acesso para quem chega ou sai da comunidade. Meu medo é que alguma árvore dessa caia em cima de algum veículo ou mesmo de uma pessoa e aconteça o pior”, teme a moradora.

Segundo os moradores as autoridades já foram avisadas e não tomaram nenhuma atitude. “Fica parecendo que “eles” estão esperando acontecer o pior tomar alguma atitude. Um amigo meu me disse que procurou a prefeitura e até o Corpo de Bombeiros e comunicou o problema. A situação é séria, alguém precisa fazer alguma coisa, porque o risco está aí para quem quiser ver. São muitas árvores com as raízes expostas e parece que vão despencar a qualquer momento” – acrescentou Reginaldo Garcia, também morador de Bom Jesus de Realeza.
Os moradores esperam uma atitude imediata do poder público e pedem providência. “Eles tinham que vir aqui vistoriar isso aqui e encontrar uma solução bem rápido. Precisamos que demonstrem interesse pela nossa comunidade e não somente de quatro em quatro anos, quando chega o período das eleições”, esbravejou Reginaldo.

Entramos em contato com a prefeitura de Manhuaçu, por meio da secretaria de Agricultura e meio Ambiente, que nos informou que iria solicitar a defesa civil do município para fazer uma vistoria no local, para posteriormente adotar as medidas cabíveis junto ao IEF e demais órgãos regulamentadores. Os moradores disseram que estariam aguardando e nos informando assim que as autoridades fossem ao local. Até o fechamento dessa edição não obtivemos informação acerca dessa vistoria, o que indica que ela ainda não aconteceu.

Klayrton de Souza

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar