Moradores reivindicam reforma de escadaria no Bairro Santa Luzia

A insegurança tornou-se companheira dos moradores da Escadaria José Francisco Coelho, no Bairro Santa Luzia. Para muitos, a fresta entre os degraus, base corroída e estrutura comprometida não é novidade na rotina.

Eles reclamam que enfrentam o problema há 12 anos, com a escadaria que está com degraus irregulares e não oferece condições para uma passagem tranquila. O problema se agrava ainda mais à noite e no período de chuva.

No final da escadaria, localizamos a residência de dona Inês Monteiro, que olhava triste pelo portão os degraus abaixo, que já lhe causaram muitos tombos. Ao lado da escadaria, parte do barranco caiu e danificou alguns degraus, que agora estão comprometidos e oferecendo risco a quem passa em direção às residências.

Esperançosa, ela relata que vive um drama e se sente “presa”, devido não ter como sair de casa. Disse que já sofreu uma queda na escadaria, no momento em que deslocava para chegar à Rua Braz Marques. “Agora eu espero que eles consertem essa passagem, porque está difícil. Para mim fica complicado descer, subir. Moro bem alto e não tem outro lugar para que eu possa passar”, relata Inês Monteiro.

Ali, bem ao lado mora também a dona de casa, Neuza Pazelli Ferreira, que também sofre com o problema. “O nosso pedido é que a administração municipal tenha um pouco de atenção para quem mora em ponto mais alto. Estamos esquecidos aqui nessa escadaria e as promessas acabam trazendo revolta ao invés de esperança”, disse nervosa a moradora.

Esforços não estão faltando por parte do morador, Valdir Domingos, que fez abaixo-assinado e enviou às autoridades, juntamente com o laudo da Defesa Civil atestando a situação caótica da escadaria. Segundo o morador, todos cobram uma solução para um problema desde 2007. “Quem precisa usar a escadaria para ir à rua, ao trabalho, à escola, realizar compras, encontra a maior dificuldade. O bairro Santa Luzia é um dos mais populosos e deveriam olhar com carinho e reformar a nossa escadaria”, retruca Valdir Domingos.

Secretaria de Obras responde

Em contato com o Secretário Municipal de Obras, João Amâncio de Faria, ele disse que já foi feito levantamento sobre materiais a serem gastos no local. Perguntado sobre o tempo para atendimento informou que está trabalhando obras prioritárias, porém, vem dinamizando ações em cada localidade e tratando as reivindicações com prioridade. Ele acredita que em setembro esteja atendendo a solicitação, que foi também pedida, através de indicação na Câmara pelo vereador Administrador Rodrigo pedindo a reforma, construção de rede pluvial e inserção de corrimão. Cópia do documento foi repassada ao secretário de obras, João Amâncio de Faria.

Eduardo Satil

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar