Municípios da Regional de Saúde de Manhumirim recebem capacitação na coleta de amostras de água

Alinhar com os municípios quanto à maneira apropriada de coletar as amostras de água para consumo humano, bem como a forma correta de inserção dos dados no sistema a fim de evitar erros e garantir a fidelidade nos resultados. Esses foram os objetivos da capacitação que aconteceu nesta quarta-feira, (6/11), no auditório da Regional de Saúde de Manhumirim, aos municípios de sua área de abrangência.

“É muito importante que os técnicos municipais tenham todo cuidado e adotem uma forma padronizada da coleta para que não ocorram erros nos procedimentos. No treinamento de hoje englobamos, além da prática de coleta, também o procedimento de vigilância de água e preenchimento correto e interpretações da ficha do GAL”, explicou Estela Emmerick Carvalho, bióloga e referência técnica do VIGIAGUA da regional.

“Essa demonstração prática de coleta é fundamental para que os profissionais possam corrigir possíveis falhas e compreender todo procedimento e o mais importante aplicar isso em campo para garantir que os resultados das amostras analisadas sejam fieis e assim termos condições de analisar se a água está própria ou não para o consumo humano”, destacou o diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau.

“Já há algum tempo não acontecia uma capacitação nesse sentido voltada para a coleta de amostras de água e vejo muita importância nessa iniciativa, pois aprimoramos as técnicas e relembramos alguns procedimentos que temos que adotar para garantir a qualidade da água em nosso município”, salientou Rosangela Rodrigues, coordenadora de vigilância ambiental de Alto Caparaó – MG.

Texto e Fotos : Antonio Rodrigues
ASCOM / GRS Manhumirim

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar