PC em Manhuaçu opera com nova versão do sistema de gerenciamento de procedimento policial

A Delegacia Regional da PC Manhuaçu é a primeira Unidade Polícia Civil do interior de Minas Gerais a operar pelo novo Sistema de Gerenciamento Policial, o PCNET 3.0. Com a nova versão do sistema todos procedimentos investigativos da Polícia Civil passarão a ser produzidos e gerenciados por um moderno programa, conectado ao demais órgão do Sistema de Justiça Criminal – Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Sistema Penitenciário.

A ferramenta disponibilizada à Polícia Civil em Manhuaçu foi desenvolvida pela Superintendência de Informações e Inteligência da PC – SIIP – em conjunto com a PRODEMGE. Na atual fase de implementação, a ferramenta passa ser utilizada nos Plantões Policiais da Polícia Civil de Manhuaçu e Caratinga, possibilitando gravação das oitivas e interrogatórios, formalização de atos em ambiente virtual, comunicação e tramitação na forma da Lei para os demais integrantes do Sistema de Justiça Criminal e integração dos serviços entre as unidades policiais civis.

A nova plataforma da PCMG moderniza os atos investigativos formalizados no inquérito policial e demais procedimentos previstos em Lei. Com gravações em áudio e vídeo de todos os atos, garante-se maior credibilidade e transparência para as investigações. Salvos e autenticados em um servidor do Governo de Minas Gerais, as informações produzidas durante as investigações poderão ser consultas, na forma da Lei, por Promotores, Advogados, Juízes e auditores habilitados nos autos.

Funcionalidades de interesse à Inteligência Policial voltada à investigação criminal da PCMG estão sendo consolidas no sistema, facilitando a busca e inserção de informações.

O PCNET 3.0 agilizará e consolidará o processo de informatização da Polícia Civil de Minas Gerais, garantindo economia, agilidade, integralidade, eficiência e transparência para as investigações. A implantação desta nova ferramenta torna o inquérito policial e todos os demais procedimentos investigativos previstos em Lei Processual em procedimentos digitais. A tecnologia economizará milhões em gastos com impressão, papel e arquivos físicos.

Mais que um benefício aos trabalhos da Polícia Civil em Manhuaçu, o novo sistema é um avanço no combate à criminalidade e mais uma medida do Governo de Minas em prol da segurança do cidadão mineiro.

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar