PM de Meio Ambiente apreende carga de carvão em Conceição de Ipanema

Na manhã do último domingo, 31, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizando patrulhamento na zona rural de Conceição do Ipanema abordou um caminhão baú e após vistoriarem a cabine e fiscalizar os documentos, questionaram ao condutor sobre a carga tendo o motorista afirmado que era carvão vegetal de floresta plantada.

Ao verificarem da carga, foi constatado o transporte de 14 m³ de carvão vegetal de floresta plantada essência exótica (eucalipto), contudo o condutor não possuía os documentos obrigatórios para o transporte do carvão (nota fiscal e GCA eletrônica).

Diante dos fatos o cidadão foi preso em flagrante delito, bem como teve apreendido o caminhão e a carga de carvão. Ainda foi confeccionado o Auto de Infração no valor de R$ 9.279,00.

O Comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente em Manhuaçu afirmou que vender, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente é crime previsto na Lei 9605/98 e ainda infração administrativa prevista no Decreto Estadual 47.383/18 e Lei Estadual 20.922/13.

Quanto a essa prática e outras mais contra o meio ambiente, o Tenente Rodrigues ressalta que a comunidade pode contribuir através de denúncias anônimas feitas ao disque denúncia pelo telefone 181. O sigilo é garantido.

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar