Polícia Militar de Meio Ambiente deflagra operação Paz no Campo XII

O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente deflagrou nessa sexta-feira dia 04/12/20, em todo o estado de Minas Gerais a Operação Paz no Campo XII. O 3º Pelotão realizou ações em diversos municípios de nossa região, ocupando a zona rural, com ênfase nas abordagens, objetivando prevenir e combater a criminalidade violenta e propiciar assim paz aos morados do campo e para os que transitam pelas inúmeras vias vicinais.

Durante a Operação a equipe do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente realizou diligencias na zona rural de Simonésia e durante o patrulhamento abordou um automóvel com três pessoas em seu interior. Os militares determinaram que os ocupantes descessem e nesse momento, perceberam o nervosismo do condutor que tentou retornar ao veículo, alegando que iria abrir a porta do automóvel, sendo flagrado por um dos militares tentando dispensar o revólver calibre 32 que estava em sua cintura. Ordenado que largasse a arma, o autor imediatamente acatou a determinação sendo contido e preso imediatamente. Nada de ilícito foi encontrado com os outros dois ocupantes, tendo o autor admitido estar portando a arma, afirmando que foi ameaçado recentemente e por esse motivo, comprou a arma há uns 30 dias pela quantia de R$ 3.500,00. O revólver calibre .32, estava municiado com 6 cartuchos intactos.O autor ainda não possuía CNH pelo que foi confeccionado o Auto de Infração de Trânsito referente a conduzir veículo automotor sem a devida permissão ou carteira nacional de Habilitação. Autor foi preso e encaminhado a DePol juntamente com o material apreendido.

Em outra ação, já na zona rural do município de Manhuaçu, os militares do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente, compareceram a residência de uma pessoa suspeita de praticar caça ilegal de animais silvestre na natureza e lá chegando, a pesar de não encontrar o homem suspeito, dialogaram e o morador da residência acabou por admitir que o suspeito, que não estava em casa, possuía sim uma arma de pressão que foi adaptada para o calibre .22, tornando assim uma arma de fogo ilegal. Diante disso a arma foi apreendida e o proprietário da arma qualificado e o REDS encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para providencias subsequentes.

Também na zona rural de Alto Jequitibá, a equipe do Policiamento de Meio Ambiente checou informações e conseguiu retirar de circulação uma espingarda calibre 28 e 03 cartuchos intactos. O proprietário dessa arma também foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Manhumirim.

O Tenente Rodrigues, comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente, esclareceu que as equipes do Policiamento de Meio Ambiente patrulham as zonas rurais exercendo o policiamento preventivo, contribuindo para a redução do crime violento. Na ação em Simonésia, destacou que a arma que o autor trazia consigo, é sempre utilizada na prática de crimes violentos, tais como homicídios, roubos e outros em que o agressor usa da arma e da violência para conseguir seu objetivo. O Oficial novamente alertou para a ilegalidade de se modificar arma de pressão para calibre 22. Afirmou que essa prática contraria a legislação e aquele que for flagrado de posse de armas assim modificadas serão presos e submetidos ao devido processo legal.

Mais uma vez observou a importância da participação do cidadão que pode contribuir para a preservação do meio ambiente e para a paz social denunciando infrações e crimes ambientais bem como outras ilegalidades, ligando para o telefone do Disque Denúncia 181, sem necessidade de se identificar.

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar