PRF recomenda cuidado ao trafegar sob neblina

Pelas manhãs a imagem de neblina é um verdadeiro espetáculo. Sinônimo de umidade no ar que tão bem nos faz ao respirar. Muitas vezes nos remete a paisagens europeias, uma vez que em nosso país tropical não é muito comum. A previsão é de queda na temperatura nos próximos dias graças à aproximação com o inverno que começa no dia 21 de junho. Com isso, aumenta a incidência desse fenômeno climático, que ocorre com mais frequência nas baixadas, pontos de maior altitude e proximidades de rios e lagos. Apesar de bela, a neblina pode ter influência negativa nas rodovias quando reduz a visibilidade por causa da névoa e aumenta o perigo de colisões e atropelamentos.

Para evitar acidentes, a Polícia Rodoviária Federal orienta a tomar alguns cuidados que podem ser determinantes para a segurança dos motoristas e dos pedestres diante dessa condição climática. Segundo o policial Edson Rhodes é necessário ter muita atenção e seguir à risca algumas recomendações. “É muito importante nos tornar visíveis, ou seja, nos mostrar aos outros condutores através da iluminação do nosso veículo. Assim se faz necessário às manutenções em todos os sistemas do veículo, principalmente no sistema elétrico. Uma vez na condução do veículo, controle a velocidade para que seja compatível com o percurso e também a situação. Man

tenha distância segura do veículo a sua frente maior que em situação de maior visibilidade, pois, em caso da necessidade de frenagem repentina, não lhe falte espaço para imobilizar o seu veículo evitando uma colisão”, acrescentou o PRF.

Acidentes causados por falta da visibilidade em condição de neblina são comuns. Porém, para evitar um aumento nas estatísticas, a recomendação é não parar somente, de maneira curiosa, para ver o que está acontecendo, a não ser que vai prestar algum tipo de ajuda.

Klayrton de Souza

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar