Reflexão: Novembro Azul: a importância de se cuidar

A cada dia cresce a consciência de que é urgente e fundamental para a saúde os procedimentos de uma medicina preventiva. A doença do câncer é violenta em seus sintomas. O mais complicado é que, muitas vezes, é uma patologia silenciosa. Quando se manifestam os sintomas a doença já se encontra em estágio avançado. Daí a preocupação com os processos de prevenção. Uma vez diagnosticada no início, a doença pode ser debelada definitivamente pelo tratamento.

As campanhas de conscientização têm sua importância na divulgação dos procedimentos de prevenção. É preciso convencer a população! “Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho”.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar o médico?

Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).
Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A prevenção

Pesquisas apontam que hábitos de vida saudáveis como a prática regular de atividade física e uma boa alimentação, são marcadores importantíssimos na prevenção. Além disso recomenda-se: identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável.
Fique atento, cuide -se!

Fontes:
Fundação do Câncer /cancer.org.br

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar