Reunião define estratégias da campanha de vacinação contra sarampo na Regional de Saúde de Manhumirim

Na última quinta-feira (26/9), profissionais de saúde dos 34 municípios atendidos pela Regional de Saúde de Manhumirim se reuniram para definir e alinhar as estratégias para a campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

A campanha contra o sarampo está planejada para ocorrer em duas etapas, sendo a primeira no período de 07 a 25 de outubro, para todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), com o dia “D”, de mobilização nacional, previsto para o dia 19 de outubro. Já o segundo período será de 18 a 30 de novembro, para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, com o dia “D” marcado para 30 de novembro.

O encontro envolveu técnicos das vigilâncias em saúde e epidemiológica, referências de atenção à saúde, prevenção e controle da doença. Durante a reunião, foi discutida a situação vacinal, medidas de controle e fluxos de notificações propostos pelo Ministério da Saúde. Além disso, foi recomendado aos profissionais que atuam nos municípios ações de busca ativa e monitoramento das coberturas vacinais e atenção ao correto gerenciamento dos estoques das vacinas recebidas.

O coordenador do Núcleo de Epidemiologia da regional, Ernesto Grillo, reforçou a importância da aproximação entre os municípios e a regional nas campanhas de vacinação. “É sempre importante essa aproximação das referências de saúde dos municípios e a Gerência Regional de Saúde e entre os próprios municípios para troca de experiências. Lembramos que a GRS Manhumirim está sempre à disposição para esclarecimentos e apoio aos gestores e profissionais que atuam nos municípios da região”, frisou.

A referência técnica em imunização da  GRS, Grace de Oliveira, explicou que nesse momento é necessário que os profissionais fiquem atentos aos sintomas não só do sarampo, mas também de outras doenças como meningite e poliomielite. “Nossa maior preocupação é estimular que os municípios realizem ações preventivas e que estejam preparados para identificação de casos suspeitos de sarampo e outras enfermidades. Com essa reunião de alinhamento, esperamos que todos saiam com boas informações e orientações tanto para a campanha, quanto para as ações de rotina e prevenção”, explicou.

Jalice Destro, técnica de sala de vacina do município de Matipó-MG, destacou a importância de participar.  “Saímos bem orientados para desenvolver um bom trabalho. A acredito que iremos desenvolver uma boa campanha, devido a preocupação e o envolvimento de todos”, comemorou.

Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM GRS Manhumirim

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar