Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla debate protagonismo e inclusão social

Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana foi instituída em 1964 pelo Decreto nº 54.188, inicialmente titulada Semana Nacional da Criança Excepcional, porém alterada pela Lei 13.585 em dezembro de 2017 que passou a chamar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Com o tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, definido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Brasil), a semana nacional é voltada a sensibilizar a sociedade ao desenvolvimento de conteúdos e de políticas públicas para promover a inclusão social das pessoas com deficiência diante de tantas negligências históricas de seus direitos e combater o preconceito e a discriminação.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vem ampliando ideias e fazendo repensar a pessoa com deficiência, seu lugar de direito na sociedade e assim, tornando-se protagonista, eliminando obstáculos e exclusão e ativando diferentes conquistas, em que liderem a autonomia, a cidadania, a ética e o pertencimento, efetivando sua inclusão social.

Em Manhuaçu, a programação foi divulgada nesta sexta-feira, 21. As ações promovidas pela Apae de Manhuaçu terá inicio neste domingo, 23, e prosseguirá até a próxima sexta-feira, 28, sendo que as atividades podem ser visualizadas através das redes sociais da instituição.

Danilo Alves

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar