Acispes suspende realização de procedimentos eletivos

Da esquerda para a direita, a diretora executiva do consórcio, Pollyana das Chagas Ferreira, o diretor administrativo João Paulo Damasceno e a Superintendente Regional de Saúde, Joana D’Arc da Costa Zanelli (Foto: Camila Miranda/Assessoria Acispes)

A realização de procedimentos e consultas eletivas na Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) será suspensa a partir desta quinta-feira (19). A decisão foi tomada reunião com os secretários de Saúde dos municípios consorciados, nesta quarta (18), e faz parte do Plano de Contingência adotado pelo consórcio para enfrentar o coronavírus (Covid-19). As atividades do Centro Mais Vida também ficarão suspensas.

A previsão é de que a medida dure 15 dias. Conforme a instituição, a estratégia foi apoiada e assegurada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representada na reunião pela superintendente regional de Saúde, Joana D’arc da Costa Zanelli. Apesar da decisão, os procedimentos eletivos considerados imprescindíveis serão mantidos “conforme avaliação das equipes das secretarias de saúde, em acordo com a coordenação de assistência da Acispes, bem como o plantão oftalmológico, em caráter de sobreaviso”, informou a diretora executiva do consórcio, Pollyana das Chagas Ferreira.

De acordo com a assessoria de comunicação da Acispes, participaram da reunião os secretários de Saúde dos 26 municípios consorciados à agência. Também estiveram presentes enfermeiros, que serão multiplicadores das informações repassadas por um infectologista, na ocasião. Segundo a instituição, todos os 37 municípios da região, para os quais a Acispes é unidade de referência para consultas, exames e cirurgias de média complexidade, serão notificados da decisão.

Orientações
Conforme a Acispes, a área de obstetrícia de alto risco funcionará normalmente, assim como as consultas de pré-natal. O plantão de urgência e emergência oftalmológica e os atendimentos aos pacientes de glaucoma serão feitos por meio do telefone (32) 3313-4042, entre 7h e 19h. Durante o horário de plantão, entre 19h e 7h, o telefone para contato é 3313-4013. As demais especialidades serão acompanhadas também via telefone.

O atendimento no laboratório da agência será reduzido para 30% do habitual. Serão atendidos apenas os pacientes com procedimentos já agendados via PAM-Marechal. A entrada da unidade pela Avenida Itamar Franco ficará fechada neste períod. Neste caso, os pacientes que necessitam deverão entrar pela Rua Ataliba de Barros 5. A Acispes não receberá pacientes presencialmente. Caso haja necessidade, os mesmos poderão entrar em contato pelo telefone 3313-4000.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: