Ações no Parque Halfeld marcam Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), é marcado por ações de conscientização no Parque Halfeld. A iniciativa é da Prefeitura, em parceria com outros órgãos, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar do Meio Ambiente, o Jardim Botânico da UFJF e empresas privadas parceiras. As conscientizações envolveram desde descarte consciente e coleta seletiva até informações sobre o processo de despoluição do Rio Paraibuna. Além das conversas, foram distribuídas mudas de plantas para os visitantes interessados e realizada medição de pressão arterial.

A supervisora de educação ambiental da Semaur, Juliana Guiselini, destacou a parceria entre as pastas da Prefeitura e os demais institutos presentes na iniciativa. “No Dia do Meio Ambiente, que é uma das datas mais importantes para nós, buscamos a parceria com outros órgãos. Então reunimos as secretarias que trabalham a questão ambiental e vários outros parceiros.”

As ações no Parque Halfeld devem terminar às 16h (Foto: Olavo Prazeres)

Parque Estadual da Mata do Krambeck

Durante as ações no Parque Halfeld, foi discutida a possibilidade de transformar em parque a Mata do Krambeck, assunto discutido em reportagem da Tribuna publicada nesta quarta-feira. Para o analista ambiental do IEF, Arthur Valente, o Dia Mundial do Meio Ambiente não é uma data para ser refletida e colocado em pauta assuntos como a transformação da Mata. “Esse dia não foi feito para comemorar, e sim para chamar a atenção da sociedade nos desafios que a gente tem para o meio ambiente. E o assunto de hoje da cidade é a criação do Parque Estadual do Krambeck, que o IEF entende que é importante para garantir a proteção da área”, aponta.

Já a onça-pintada foi pautada principalmente pela conversação promovida no estande do Jardim Botânico. De acordo com o diretor Gustavo Soldati, os monitores foram orientados a tratar do tema do felino na conscientização, assunto em alta mesmo após duas semanas após a captura do animal. “A conduta da Universidade de divulgar as informações sobre a onça para o público foi clara e categórica. Então nós estamos aptos a conversar sobre a onça, e o Jardim Botânico está elaborando ações para incorporar esse assunto nos processos de educação ambiental do Jardim. Já estamos elaborando um painel com informações sobre a onça para expor para os visitantes”.

Educação Ambiental

O diretor do Jardim Botânico da UFJF também se posicionou sobre o momento brasileiro na preservação ambiental. Para Soldati, o cenário atual é de preocupação com possíveis regressos na política de sustentabilidade. “Não há muito que comemorar sobre essa pauta do meio ambiente no atual contexto político brasileiro. E a gente traz isso para o evento, já que as reflexões críticas das relações entre a sociedade e cultura estão em nosso projeto político-pedagógico”, ressaltou o pesquisador.

Por outro lado, a analista do IEF, Renata Meireles, destacou aspectos positivos a serem valorizados no Dia Mundial do Meio Ambiente. “A gente sabe que há retrocessos, mas nós, que somos de Minas, entendemos que há avanços locais e regionais. No que se refere ao reflorestamento, estamos com um abaixo-assinado para a criação de mais um parque estadual. Também tivemos a questão da onça em que a população contribuiu para que não tivesse nenhuma tragédia. Então nós temos muitos avanços para comemorar.”


* estagiário sob supervisão do editor Eduardo Valente

O post Ações no Parque Halfeld marcam Dia Mundial do Meio Ambiente apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar