Acumulado de chuvas em abril passa do dobro do previsto

Nos 23 primeiros dias do mês de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, em Juiz de Fora, acumulado de precipitações de 173,3 milímetros em Juiz de Fora. O índice representa mais de duas vezes o previsto para o mês, conforme a média histórica, que são 78,6 milímetros. Apenas na tempestade de terça-feira (23) foram 35,2 milímetros, resultando em duas ocorrências na Defesa Civil do município.

A instabilidade atmosférica observada na terça já estava prevista pelos institutos de meteorologia. Ela é resultado de um canal de umidade formado no oceano em direção ao continente, atingindo a região Sudeste do país, incluindo a Zona da Mata de Minas Gerais. Entretanto, este fluxo não deve se manter nos próximos dias, que deverão ser de tempo estável na cidade e na região.

Nesta quarta-feira, o céu ainda fica parcialmente nublado em Juiz de Fora, mas os termômetros marcam até 27 graus. Não há previsões de chuvas, mas precipitações pontuais, em áreas isoladas, não estão descartadas.

A partir de quinta, a tendência é de redução da nebulosidade e o consequente aumento da temperatura máxima, que poderá voltar a marcar até 30 graus. Já a mínima, ao longo de toda a semana, permanece entre 17 e 19 graus.

Defesa Civil

Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil por causa das chuvas, estão dois destaques. No Bairro Santa Rita, Zona Leste, um destelhamento assustou moradores de uma casa, na Rua Maria Fávero. Durante a tempestade da noite, o Inmet chegou a registrar rajadas de ventos de 49 quilômetros por hora em Juiz de Fora.

Já no Bairro São Benedito, também na região Leste, a Defesa Civil foi acionada para atender a uma ocorrência de queda de muro de divisa na Rua José Zacarias dos Santos. Não há feridos ou desalojados.

Embora não tenha registro na Defesa Civil, as chuvas também causaram transtornos em outras áreas da cidade. No Bairro Santo Antônio, Zona Sudeste, os moradores e comerciantes da Rua Pedro Trogo passaram a manhã desta quarta-feira limpando os estragos do alagamento ocorrido ontem à tarde. “Eu moro há quarenta anos aqui e a situação só vem se agravando”, lamentou o aposentado Aparecido Idemir Pazinato. “A nossa preocupação maior é com a creche por conta da quantidade de crianças. Hoje ela nem funcionou, eles só abriram para limpar o local”, acrescentou.

O post Acumulado de chuvas em abril passa do dobro do previsto apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar