Alunos enviam cartas motivacionais para profissionais do HU

Cartas, com nome de cada um dos profissionais da unidade, levou emoção e carinho ao hospital (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa singela emocionou os profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) que atuam na linha de frente no atendimento a pacientes Covid-19. No início desta semana, eles receberam cartinhas feitas pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Aguiar Celeghini (Ceac). Por meio das cartas nominais, com desenhos e mensagens de apoio, em tempos em que os abraços representam um risco, os estudantes conseguiram levar à equipe amor, coragem e resiliência para seguirem em sua missão.

A ideia foi da professora Mariana Savino, que leciona aulas de português e história. Mariana ia começar a trabalhar com os alunos o gênero textual cartas, dentro da disciplina de português. Com o início da pandemia e a necessidade de que as aulas fossem on-line, ela conta que manter as turmas motivadas é um desafio diário. Outra questão é a imposição do distanciamento social, que levou a professora a pensar em como ficar mais perto das crianças de uma forma não muito comum para a geração delas.

“Nessa era digital, é muito difícil ainda recebermos cartas, tudo é feito on-line. Então pensei que seria uma experiência diferente para eles. Pedi aos pais os endereços, escrevi uma carta para cada um e enviei pelo correio. Quando eles receberam, alguns ficaram muito emocionados, e eu também com este retorno. Foi aí que pensei que eles podiam agora enviar cartas e ter a experiência que eu tive ao saber do retorno positivo”, contou.

A professora, então, explicou a eles a importância do trabalho de toda a equipe do HU, não somente a de saúde, para o atendimento e funcionamento do hospital. Ela pegou os nomes de todos que trabalhavam no atendimento a pacientes Covid-19 e começou a produção das mensagens, que levou o nome de “Cartinhas Amigas”.

“Minha irmã é técnica de enfermagem no HU, foi ela quem levou as cartas. As crianças ficaram muito motivadas e ansiosas em como seria a reação deles ao receberam. Eles ficaram muito emocionados e surpresos de terem seus nomes nos envelopes, foi uma experiência muito gratificante para todos nós”.

Uma das profissionais que recebeu uma carta foi a enfermeira e coordenadora da equipe, Dayse Dias. Ela contou que se emocionou junto com os colegas de trabalho. “O que nos surpreendeu foi que as cartinhas vieram com nossos nomes, isso tocou muito. Os alunos nos colocavam como heróis mesmo, se colocavam no nosso lugar, dizendo que seria triste ficar longe dos pais, amigos. Foi algo que nos sensibilizou demais, muito gratificante para nós”, finalizou.

Os alunos também mandaram cartas para pacientes internados na Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), por meio de um projeto da unidade.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar