Árvores em floração colorem ruas de Juiz de Fora

Mesmo em pleno verão, colorido das flores tem chamado a atenção na cidade (Foto: Marcelo Ribeiro)

Embora a relação entre a presença de flores e a primavera seja forte no nosso imaginário, não é preciso esperar os últimos dias de verão e mais o outono e o inverno inteiros para se deleitar com o colorido das flores. Pelas ruas da cidade, já é possível observar que a floração de algumas árvores já se destaca. Passando pela Avenida Olegário Maciel, por exemplo, é possível encontrar dois dos exemplares em floração que estão presentes também em outros bairros. Nos cliques do fotojornalista da Tribuna, Marcelo Ribeiro, há espécies popularmente conhecidas como bougainvilles e quaresmeiras.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Paula Gelli de Faria, explica que como a floração é um evento recorrente ao longo da vida de uma planta, existem estudos especificamente relacionados à fenologia (ramo da Ecologia que observa como os eventos recorrentes e sazonais ocorrem ao longo dos ciclos biológicos das plantas).

“Os padrões de floração de uma planta podem ser estudados em vários níveis e são influenciados por aspectos relacionados ao próprio indivíduo, à população formada pelo conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e pela interação entre indivíduos de diferentes espécies que habitam uma comunidade. A fenologia da floração pode ser estudada desde o ponto de vista da sua relação com o ambiente físico, como temperatura, regime pluviométrico, ou com outros organismos, por exemplo, a interação das plantas com seus polinizadores”, detalha a professora. As espécies vão apresentar diferentes padrões de floração. Algumas, como as bromélias, florescem apenas uma vez na vida; outras, como as bougainvilles e quaresmeiras, passam por esse ciclo várias vezes ao longo da vida.

A professora ainda lembra que a intensidade e o volume de flores produzidas pode variar de acordo com o tipo de organismo. “Curiosamente, o nome popular quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. O fato da bougainville e da quaresmeira florescerem nas ruas de Juiz de Fora na mesma época não significa que elas precisem compartilhar ou competir pelos mesmos polinizadores. As flores da bougainville geralmente são visitadas por borboletas e beija-flores. E as flores da quaresmeira geralmente são visitadas por abelhas”, explica.

 ”
data-cycle-speed=”750″
data-cycle-caption=”#gslideshow_captions”
data-cycle-caption-template=”{{cycleCaption}}”
>

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro

arvores-floridas-em-JF-by-fernando-priamo

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-2

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-3

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-4

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-5

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-6

<
>
Foto: Marcelo Ribeiro

O post Árvores em floração colorem ruas de Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar