Baixo estoque de sangue alerta para necessidade de doação

O Hemominas realizou uma campanha especial nessa quarta-feira (16) com o objetivo de captar mais doações, já que o estoque de sangue está baixo. Diariamente, a unidade precisa de cerca de 160 doações, mas, por conta dos feriados de Santo Antônio e Corpus Christi, menos pessoas procuraram o Hemominas nessa semana. Também houve a apresentação de um coral e distribuição de brindes para doadores, em razão do Dia Mundial do Doador.

Conforme a responsável pela captação e cadastro de doadores, Lidiane Moura, a expectativa é que mais pessoas se solidarizem. “Atendemos 57 hospitais em 27 cidades da região e na segunda-feira tivemos apenas 67 doações. Com a queda das temperaturas e os feriados, não conseguimos bater a nossa meta, realizando essa ação para mostrar que é um ato que faz muita diferença na vida de quem recebe o sangue.”

Segundo Lidiane, todos os tipos sanguíneos são necessários, mas o estoque dos tipos O positivo e de todos com RH negativo estão mais baixos atualmente. “Precisamos de todos os tipos, pois nosso estoque muda constantemente. Além disso, a queda nas temperaturas faz com que as pessoas fiquem gripadas ou resfriadas, tornando-as inaptas por conta dessa infecção. Por isso diminui o número de doadores nessa época”, explica.

Para doar sangue, é necessário ter boa saúde, não ter tido hepatite após 11 anos de idade e ter mais que 18 anos. Não é necessário fazer jejum. Nesta semana, o Hemominas funcionará normalmente na sexta-feira (16), das 7h às 18h, e no sábado, das 11h. Os interessados em doar sangue podem comparecer ao Hemominas, localizado na esquina da Rua Barão de Cataguases, sem número, ou por meio de agendamento prévio pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: