Balanço da Polícia Civil revela redução de crimes na região em 2020

A 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora (1ª DRPC) instaurou 2.578 inquéritos policiais e concluiu outros 4.031 em 2020 no município. Além disso, foi responsável por lavrar 2.083 autos de prisão em flagrante e concluir 3.749 termos circunstanciados de ocorrências (TCO). Os números fazem parte do balanço divulgado nesta quinta-feira (21), acerca das atividades executadas no ano passado. “Também foram lavradas e remetidas à Justiça 1.771 medidas protetivas”, informou o delegado regional, Armando Avólio Neto, enfatizando o empenho dos policiais civis na execução das atividades.

Para ele, investigações qualificadas também resultaram em diversos casos desvendados em Juiz de Fora e na região, assim como na desarticulação de organizações criminosas e no combate aos crimes violentos, contribuindo para a redução da criminalidade. “Em se tratando de extorsão – crime tentado e consumado -, houve uma diminuição de 42,31%, em comparação com o último ano. Considerando os homicídios tentados e consumados ocorridos em 2020, também houve uma queda de 25 casos, em números absolutos, em relação ao ano anterior”, ressaltou, complementando que houve uma queda de 22,91% em ocorrências de roubos e de 28,57% de casos de sequestro e de cárcere privado no município.

Apreensões de drogas e outras ações

Armando Avólio destacou que, no último ano, entre as várias ações desencadeadas para combater o tráfico ilícito de drogas, a Polícia Civil apreendeu cerca de 180 quilos de drogas em Juiz de Fora em maio. Já no mês seguinte, 200 tabletes de maconha foram encontrados na cidade, após investigação. Uma ação integrada com atuação da Polícia Civil mineira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também culminou na apreensão de pasta base de cocaína e de maconha – drogas avaliadas em mais de R$ 3 milhões – em um veículo, em novembro.

Segundo ele, em dezembro, a Polícia Civil concluiu o ano retirando de circulação duas toneladas de drogas, entorpecentes que foram incinerados em uma empresa situada na Zona Norte da cidade. Em junho, na Semana Nacional de Combate às Drogas, a instituição também incinerou mais de 748 quilos de entorpecentes na cidade. O material foi apreendido em ações da Polícia Civil e de outras instituições de segurança pública, realizadas na área que compreende a 1ª Delegacia Regional.

Números da região

Ainda conforme o levantamento, foram cerca de 52.670 ocorrências policiais aceitas ou recebidas, 144 mil atendimentos realizados na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 48.703 atendimentos efetuados nos Postos de Identificação e diversas operações deflagradas, resultando em 358 pessoas presas ou apreendidas na região sob responsabilidade 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora (1ª DRPC), pertencente ao 4º Departamento, com atuação em 26 municípios da Zona da Mata mineira.

A unidade responde administrativamente por 18 delegacias, sendo que 11 delas funcionam em Juiz de Fora. As demais estão em São João Nepomuceno, Bicas, Rio Novo, Matias Barbosa, Rio Preto, Lima Duarte e Mar de Espanha. A 1ª DRPC também possui o Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais e o Núcleo de Atendimento ao Idoso.

Serviços

De acordo com o delegado regional, Armando Avólio Neto, apesar da pandemia, a Polícia Civil trabalhou seguindo todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19 na execução dos trabalhos de polícia judiciária. “Ano passado, foram produzidas 24.172 carteiras de identidade, permitindo o exercício da cidadania para a população local e regional. A PC também realizou 3.710 exames de legislação e 16.645 exames de direção, 70.498 Certificados de Registro de Veículos (CRVs) e 13.058 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs). Além disso, 50 mil veículos foram vistoriados em 2020”, destacou, informando que também foram elaboradas 1.300 respostas a ofícios e determinações judiciais na Ciretran.

A unidade realizou, ainda, aproximadamente oito mil liberações de veículos, assim como dois leilões, 15 renovações de fábricas de placas, 12 credenciamentos de estampadoras de placas do padrão Mercosul.

Além disso, considerando os trabalhos realizados na Seção de Instauração e Instrução de Processo Administrativo de Trânsito, 9.600 atendimentos foram feitos, bem como realizadas oito mil apreensões e restituições de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também foram instaurados 600 procedimentos, e 350, relatados.

O post Balanço da Polícia Civil revela redução de crimes na região em 2020 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: