Bolsonaro confirma Marcos David por mais quatro anos na UFJF

Decreto publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (6), com assinatura do presidente Jair Bolsonaro, assegurou a renovação dos mandatos de Marcos Vinicius David e Girlene Silva à reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os professores encabeçavam a lista tríplice enviada pelo Conselho Superior (Consu), mas dependia da decisão do Governo federal,.Com a recondução, a chapa exercerá a função por mais quatro anos.

Ainda na última sexta-feira (3), não havia definição explícita sobre a nomeação ou não da atual reitoria para a ampliação do mandato, uma vez que o anterior encerrava no domingo (5). Além de Marcos Vinicius David, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, e o secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho, integravam a lista tríplice enviada pelo Consu ao Ministério da Educação (MEC). Apesar de ter sido candidato único na consulta pública realizada em 2019 – a qual a chapa de David foi aprovada por 94% dos votantes – a indicação de outros dois nomes era obrigatória.

Conforme o regulamento do processo, o Presidente da República necessariamente escolhe entre um dos três indicados pela lista tríplice, mas não há obrigatoriedade de optar pelo mais votado. Em algumas instituições federais, como a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, Jair Bolsonaro optou pelo segundo ou terceiro colocados da lista. Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet) foram nomeados reitores temporários (‘pro tempore’), por “inconsistências ou vícios no processo que a Universidade envia ao MEC”. Apenas em quatro instituições o primeiro nome da lista foi respeitado.

A UFJF fará coletiva para anunciar a recondução de Marcos Vinicius David e Girlene Silva. Mais informações ainda na manhã desta segunda-feira.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar