Bombeiros de JF esclarecem uso de roupas especiais em atendimentos

Se espalhou nas redes sociais desde a noite de quinta-feira (19) uma imagem de bombeiros de Juiz de Fora usando roupas especiais para o resgate de uma paciente. A situação causou preocupação de residentes próximos ao local onde ocorreu o fato e muitos pensaram se tratar de alguém infectado pelo coronavírus em estado grave.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros esclareceu a situação. Conforme nota da corporação, na situação específica desta ocorrência, o caso era suspeito e, por isso, os militares tomaram todo cuidado possível. Foram seguidos todos os protocolos de segurança da forma correta, e, segundo os bombeiros, trata-se de uma medida de prevenção para os militares e socorristas do SAMU. “Nesse momento que estamos vivenciando devido a COVID-19, estamos mantendo algumas precauções com o objetivo de manter nossos militares e as pessoas que estão sendo atendidas mais protegidas possível”, diz nota.

Os bombeiros destacaram que não há motivo para o pânico. “Temos um protocolo operacional, que vai desde o atendimento da chamada via 193, atendimento à ocorrência até o procedimentos após a ocorrência. São feitas diversas perguntas ao solicitante, dentre elas se a pessoa apresenta sintomas da COVID-19 e se poderia se tratar de caso suspeito ou até mesmo confirmado. Diante disso, são tomadas todas as orientações para enfrentamento ao novo coronavírus,” finalizou o texto.

Corporação mantém em casa militares do grupo de risco

Diante da pandemia do coronavírus, o Corpo de Bombeiros também tomou medidas de enfrentamento à doença. Um memorando foi publicado nesta quarta-feira (18). Uma das diretrizes orienta que os militares que se incluem no grupo de risco, entre eles diabéticos e doentes cardíacos, devem trabalhar de casa. Em caso de necessidade, militares do administrativo ou de folga serão convocados.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar