Bombeiros levam cozinha ao Parque Halfeld em ação de prevenção

Recriando um ambiente típico da cozinha de uma residência, com fogão, botijão de gás, panela, entre outros instrumentos, no Parque Halfeld, uma equipe do Corpo de Bombeiros fez uma demonstração de situações de risco que estão escondidas em ações cotidianas. O trabalho de prevenção marcou o Dia Municipal de Conscientização de Acidentes com Queimaduras com Crianças e Adolescentes, com o objetivo de chamar a atenção da população que passou pelo local, na tarde desta terça-feira (6), por meio de exemplos práticos como uma panela esquecida no fogo.

Propositalmente exposta a alta temperatura, a ponto de entrar em ignição, a panela usada na ação poderia ter causado um princípio de incêndio se estivesse em um ambiente habitual. “Nesse caso, a contenção deve ser feita usando a própria tampa da panela. Até porque, quem se depara com esse tipo de problema tende a pegar o que está mais próximo. Também lidamos com a situação com um pano úmido, abafando as chamas”, explicou a assessora de comunicação dos Bombeiros, tenente Priscila Adonay. Ao contrário do que normalmente acontece, que é a utilização de água. Outro procedimento que não deve ser esquecido é o fechamento das válvulas do fogão e do gás, porque cessando o combustível, o superaquecimento é cortado.

“O vapor da água aumenta em 1.700 vezes o volume da água líquida, propagando as chamas. As labaredas podem atingir o outro lado e causar o incêndio de outros materiais e até mesmo causar alguma lesão em quem tenta combater o fogo dessa forma”, destaca. A demonstração também chamou a atenção dos pais para a importância de repassar informações para as crianças. “É preciso marcar com expressões faciais, movimentos e sons o risco. Conforme a criança for crescendo, os pais devem começar a explicar. Há muitos desenhos animados disponíveis na internet que podem ajudar a tirar dúvidas e informar a possibilidade de ferimentos com esse contato”, ressaltou a tenente.

Outra ideia que deve ser incentivada é a checagem da casa antes de sair. “As crianças e adolescentes precisam ser orientados a verificar se todas as válvulas estão desligadas, que nenhum equipamento elétrico esteja na tomada e evitar o uso de benjamins e extensões, em que vários aparelhos ficam ligados ao mesmo tempo. Pode acontecer de um aparelho ser acionado e resultar em um acidente ou incêndio também, alertou a assessora do Corpo de Bombeiros.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: