Campanha arrecada materiais para reforma de instituição em JF

CCPAR será a próxima instituição a receber obras de revitalização promovidas pelo projeto X-Lab Juiz de Fora (Foto: João Ileso)

Dando continuidade às ações para revitalização de espaços e instituições de Juiz de Fora, integrantes do projeto X-Lab elegeram o Centro Cultural e Profissionalizante Amadeu Rossignoli (CCPAR) para ser a próxima instituição a receber obras de melhoria. Para a empreitada, o grupo se reúne no próximo sábado (27), a partir das 8h, no Calçadão da Rua Halfeld, com o intuito de mostrar à sociedade o que é o projeto e as intervenções já realizadas em outras associações. Na ocasião, também estarão presentes representantes e participantes do CCPAR para a divulgação do trabalho que é desenvolvido no centro cultural. A iniciativa pretende arrecadar meios de viabilizar a revitalização, além da divulgação dos projetos. Doações de materiais de construção e cadastro de voluntários e de profissionais especializados são as principais demandas para a realização da reforma.

“Nós convidamos os demais integrantes do X-Lab e os participantes da instituição, além de pessoas da comunidade e familiares, para, juntos, divulgarmos a ação, despertando a vontade no outro de nos ajudar. Precisamos de materiais para executar a obra: materiais de construção e pintura, ferramentas e ajuda de profissionais do ramo porque, apesar de aprendermos e planejarmos o projeto, não temos expertise para executar [a obra]. Precisamos da colaboração de pedreiros, serralheiros, carpinteiros, eletricista e pintores, para que possamos fazer um trabalho legal”, relatou um dos integrantes do X-Lab Juiz de Fora, Sérgio Mayrink.

Segundo ele, a dinâmica do X-Lab é semelhante a de um jogo, em que cada ação realizada pela equipe é considerada uma missão, cujo objetivo é transformar a realidade do próprio bairro e da cidade. A partir disso, o grupo – formado por universitários juiz-foranos – recebe demandas e analisa as condições para a consolidação do projeto. “Sempre recebemos pedidos e vamos avaliando dentro do que a gente pode fazer. Levamos em consideração quais projetos geram mais impacto [na comunidade] e em quais conseguimos entregar mais ações”, explicou sobre os critérios para a seleção das instituições que são beneficiadas com as obras de revitalização.

Após visita ao CCPAR, membros do X-Lab avaliaram que, além da adequação da estrutura física e da melhoria da segurança do espaço, a instituição também demanda apoio para divulgação das suas atividades. A expectativa é que a execução das obras de reforma aconteça no dia 10 de agosto, na sede da instituição, localizada na Rua Alexandre Visentim, 420, São Bernardo. Após a etapa ‘mão na massa’, o intuito da equipe é, na semana seguinte, fazer a entrega à comunidade do espaço revitalizado. Os interessados em sugerir, participar e/ou apoiar as próximas missões podem fazer contato com os organizadores nesta página.

Centro Cultural

O CCPAR busca promover ações culturais e profissionalizantes para a comunidade dos bairros São Bernardo, Aracy, São Sebastião, Santa Cândida, São Benedito, Vila Alpina e Vitorino Braga. Conforme o supervisor da instituição, Glauco Leal, o centro cultural é uma extensão da Associação Juiz-Forana de Hip Hop, criada em 2007. Por meio da cultura hip-hop, o núcleo promove atividades artísticas e também oficinas profissionalizantes. O objetivo é capacitar crianças e adolescentes da comunidade e fazer com que eles passem menos tempo nas ruas.

Com o espaço físico, oficializado em 2014, o projeto conseguiu melhorar a qualidade de atendimento à comunidade. Entretanto, ainda faltam melhorias e voluntários para que o atendimento se amplie. “Nossa intenção era deixar o espaço aberto, oferecendo atividades, em horário integral, de 8h às 18h. Mas não conseguimos por falta de renda para pagar professores”, alegou Glauco. Para ele, o trabalho a ser feito pelo X-Lab irá contribuir para que o CCPAR possa ser divulgado, receba voluntários e possa melhor atender participantes das oficinas. O contato com a instituição pode ser feito por meio do número (32) 98851-9215 ou desta página.

 

O post Campanha arrecada materiais para reforma de instituição em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar