Canil Municipal inaugura ambulatório cirúrgico nesta sexta

O Canil do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora, inaugura nesta sexta-feira (6) o ambulatório cirúrgico para tratamento de cães e gatos. O objeto é facilitar o acesso dos animais aos procedimentos cirúrgicos mais simples, que serão feitos pelos veterinários do setor, Expedito Quintino e Fábio Valverde. Serviços mais complexos continuarão sendo feitos pelas clínicas conveniadas. 

A obra inclui 25 baias individuais de recuperação para os animais construídas com recursos da 8ª Promotoria de Justiça de Juiz de Fora. O local ainda contará com equipamentos, como mesas, armários, foco cirúrgico, autoclave, máquina lava/seca, monitores, reanimadores, ar-condicionado, colchonetes térmicos e balança, obtidos por meio de verbas do Demlurb.

Desde 2002 o Canil Municipal funciona como uma iniciativa da Secretaria de Saúde (SS) e do Demlurb com a finalidade de diminuir a população de animais de rua no município. Os animais recolhidos são microchipados, vacinados e vermifugados, e aqueles com mais de seis meses são castrados. Essa triagem é feita assim que eles chegam ao local, e o tratamento é feito de acordo com a necessidade de cada um. 

Entre 2014 e 2016 a sede foi reestruturada beneficiando as baias para cães e gatos, o curral, as salas de banho e tosa e o “parcão”, além de um prédio de três andares, que abriga o setor administrativo, refeitório e vestiário. A sede tem atualmente cerca de 550 cães, cem gatos e seis equinos, quantidade considerada superlotação, e, por esse motivo, está sendo priorizado o recolhimento de animais debilitados nas ruas.

O canil fica na Rua Bartolomeu dos Santos, 680, Bairro São Damião, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30 e das 12 às 16 horas. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, documento com foto e comprovante de residência em mãos. O Disque Adoção funciona pelo telefone 3225-9933. Para solicitar recolhimento de animais em vias públicas, o contato é através do 3690-3591, que funciona em regime de plantão.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar