Católicos celebram Dia de São Jorge nesta sexta-feira

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia de São Jorge, santo conhecido como “o grande mártir”, será celebrado com restrições sanitárias pelas igrejas de Juiz de Fora. Na sexta-feira (23), a Igreja Greco-Católica Melquita, localizada no Bairro Santa Helena, região central, vai homenagear o santo com sete missas: às 7h, 9h, 11h, 12h30, 15h, 17h e 19h. Já a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim, Zona Leste, faz celebração em homenagem a São Jorge às 18h.

Para participar presencialmente da missa realizada na Igreja Melquita, os fiéis devem realizar agendamento pelo telefone (32) 3212-7878. O atendimento acontece das 9h ao meio-dia, e de 14h às 17h. Já a celebração da Igreja Santa Rita de Cássia terá transmissão ao vivo pelos canais da paróquia no Facebook e no Youtube. As ruas da Comunidade São Jorge, localizada no Alto Três Moinhos, ainda serão abençoadas durante cortejo, no mesmo dia.

Santos Dumont
Em Santos Dumont, município distante 49 quilômetros de Juiz de Fora, a celebração será na Paróquia São Sebastião. As missas acontecem às 6h e às 19h30, na sexta. Também há limitação de ocupantes no templo religioso, mas a participação será por ordem de chegada dos fiéis.

Antes da pandemia, fiéis lotavam a igreja Melquita, que homenageia São Jorge em Juiz de Fora (Foto: Arquivo Tribuna/Olavo Prazeres)

“Grande mártir”

Na tradição católica, São Jorge é venerado como mártir cristão. Ele teria pertencido a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os critãos. No entanto, Jorge da Capadócia renunciou à função por se recusar a servir a um império opressor. Como punição, ele passou a ser perseguido e ameaçado, chegando a ser preso. O santo militar morreu no dia 23 de abril do ano 303, data que ficou posteriormente marcada pelo culto à figura na Igreja Católica.

O post Católicos celebram Dia de São Jorge nesta sexta-feira apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: