Católicos celebram São Sebastião em Juiz de Fora

Nesta segunda-feira (20), o Dia de São Sebastião é celebrado por todos os católicos e, em Juiz de Fora, as comemorações pela data do romano “defensor da Igreja” incluem programação especial na Igreja São Sebastião, no Centro. Desde o dia 11 de janeiro, a paróquia realiza novena e missas dedicadas ao santo, culminando em um dia especial nesta segunda com seis cerimônias eucarísticas até às 18h30, quando a missa será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, haverá procissão pelo região central após a última celebração.

Conforme o vigário responsável pela capela de São Sebastião, padre Renê Oliveira, as celebrações foram pensadas com carinho para mobilizar os fiéis, com preparativos iniciado há mais de quatro meses. “Nós começamos a preparar a festa em setembro com todas as lideranças. Pensamos em o quê fazer e como vai ser. Muitos comerciantes e famílias nos ajudaram com doações. Tudo é construído junto e vamos amarrando essa colcha de retalhos até que se torna essa obra de arte”, comemora o sacerdote. 

Após os meses de planejamento, as comemorações perpassam missas e também se apresentam com cunho social e solidário. Além das celebrações eucarísticas, a igreja mobilizou fiéis com barraquinhas e com doações de itens de higiene pessoal para a Obra dos Pequeninos, trabalho social da Arquidiocese de Juiz de Fora que acolhe pessoas em situação de rua. “São Sebastião foi um jovem cristão em um momento de muita perseguição e martírio dos cristãos no contexto da Roma antiga. Quando nós recorremos a São Sebastião, nós estamos homenageando esse nosso irmão do passado que reafirma a nossa fé em seguir a Jesus Cristo”, afirma Padre Renê.

Reunião de fiéis

Em missa realizada às 9h30 desta segunda, a paróquia estava cheia pela segunda vez na manhã. Católicos compareceram à celebração para fazer pedidos e agradecimentos pelas dádivas após pedidos realizados ao santo. A umbandista Rosângela Aparecida Fortunato, de 55 anos, comemora o dia de Oxóssi, como é chamado o santo na religião de matriz africana. “Eu sempre vim aqui por ter muita fé em São Sebastião, e essa fé aumentou muito mais em saber que eu tenho essas entidades que eu tenho, e uma delas é Oxóssi”, conta Rosângela. “Vim para agradecer por ter mudado para uma nova casa através da fé e do pedido que eu fiz para São Sebastião”, comemora a religiosa.

A católica Sebastiana Lopes comparecia à igreja para realizar comemoração dupla: a fiel faz aniversário no mesmo dia do padroeiro que inspirou seu nome. “Meu pai me colocou esse nome justamente porque nasci no Dia de São Sebastião”, conta Sebastiana, orgulhosa. “Eu acho muito bom, porque é um santo guerreiro como eu. Eu segui os ensinamentos de São Sebastião. Tudo que eu consegui foi com muito sacrifício, então eu sou como São Sebastião”, reflete a aniversariante.

Programação em outras paróquias

Outras regiões de Juiz de Fora também recebem comemorações do Dia de São Sebastião. Na paróquia do Bairro Barreira do Triunfo, na Zona Norte, uma missa especial será celebrada em nome do santo às 19h30. Às 19h, a capela de São Sebastião do Bairro Jardim Esperança, na região Sudeste, também terá celebração inspirada no padroeiro. Por fim, no Bairro Francisco Bernardino, na Zona Norte, a Comunidade São Sebastião realiza missa solene também às 19h.

O post Católicos celebram São Sebastião em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar