Cemig retoma atendimentos presenciais a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (31), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) retoma o atendimento presencial, por meio de agendamento, nas 142 agências de sua área de concessão, seguindo as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. Outros serviços foram retomados pela distribuidora, entre eles, a suspensão de fornecimento de energia elétrica por inadimplência, desde que os clientes sejam comunicados previamente.

No final de julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma revisão da Resolução Normativa 878/2020, sobre os serviços das distribuidoras de energia durante o período da pandemia. Desde 1º de agosto, novas regras passaram a vigorar para a retomada de diversas atividades. No caso da reabertura das agências, o funcionamento deve seguir as normas de saúde locais. Conforme a Cemig, a retomada dos serviços presenciais cumpre as recomendações das organizações de saúde e do plano Minas Consciente, do Governo estadual. Para ter acesso ao interior da agência, será obrigatória a utilização de máscara. Um colaborador da distribuidora irá medir a temperatura dos clientes, além de haver a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.

O serviço deve ser previamente agendado por meio do site www.cemig.com.br. Na página, deve-se selecionar a opção “Cemig Atende” e, em seguida, “Agendar Atendimento” para escolher o local em que deseja ser atendido. Conforme a Cemig, neste mesmo link, é possível realizar o agendamento para um vídeo-atendimento, por meio de interação on-line com os atendentes da companhia. “Essa é uma nova alternativa digital desenvolvida pela Cemig com o intuito de facilitar o acesso ao ambiente virtual, permitindo aos clientes registrar todas as suas solicitações, sem necessidade de sair de casa e reduzindo assim o risco de contaminação nesse período de pandemia”, destacou a distribuidora.

Suspensão de fornecimento de energia

Desde março deste ano, os cortes de energia por falta de pagamento estavam proibidos. Com a revisão da resolução normativa, o serviço passou por alterações. A proibição da suspensão de fornecimento ficou mantida para os consumidores classificados como baixa renda, enquanto durar o estado de emergência da pandemia, que deve seguir até o final de 2020. Entretanto, desde o dia 1º de agosto, voltou a ser permitida a possibilidade de cortes para consumidores residenciais e para serviços e atividades considerados essenciais, desde que os consumidores sejam avisados.

Segundo a Cemig, a notificação sobre a existência de pagamentos pendentes está disponível nas faturas, no campo amarelo denominado “Reaviso de Débitos”. Conforme a companhia, os clientes podem negociar os valores em atraso, com parcelamento da dívida em até 12 vezes sem juros, devendo ser solicitado até o dia 30 de setembro. A condição é válida apenas por meio dos canais digitais de atendimento. Desta forma, o consumidor deve atualizar o cadastro na Cemig com informações de e-mail e telefone e demandar o recebimento da fatura por e-mail para aproveitar o benefício.

É possível solicitar o parcelamento por meio do WhatsApp, pelo número (31) 3506-1160; pelo Cemig Atende Web, na aba “Parcelamento de Débitos”; ou por meio de canal de atendimento exclusivo para negociação, no número 0800 721 7003, disponível de segunda a sexta, das 9h às 21h e no sábado, das 9h às 15h.

Demais serviços

Mesmo com a possibilidade de atendimento presencial, a companhia reforça que todos os serviços das agências físicas podem ser solicitados pelos canais de atendimento digital. Por meio do WhatsApp e pelo aplicativo Cemig Atende, por exemplo, é possível também informar sobre a falta de energia, consultar débitos, atualizar os dados cadastrais, pedir religação de energia, informar a leitura e solicitar a conta por e-mail.

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Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

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