Cemitérios de JF abrem no Dia de Finados com restrições

Na próxima segunda-feira (2), os cemitérios de Juiz de Fora devem receber mais de 20 mil pessoas, em razão do Dia de Finados. Em meio à pandemia de coronavírus, no entanto, algumas medidas foram tomadas neste ano com o objetivo de coibir aglomerações e garantir a segurança dos visitantes. A expectativa é de intensa circulação de pessoas pelos locais, que terão restrições quanto ao número de pessoas presentes em celebrações religiosas, além de adotarem medidas sanitárias, como a higienização constante. Também por conta do coronavírus não haverá ambulantes para efetuar vendas de flores no interior dos cemitérios.

Confira as orientações e o horário de funcionamento de cada cemitério durante o feriado de Finados:

Cemitério Municipal

A direção do Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizado no Bairro Poço Rico, projeta receber cerca de dez mil visitantes durante o feriado – cinco mil a menos que no ano passado – com funcionamento entre 7h e 17h nos dias 1º e 2 de novembro. Conforme a direção do cemitério, não haverá celebrações eucarísticas no local, com o intuito de evitar a formação de aglomerações.

Também tendo em vista a prevenção ao coronavírus, serão disponibilizados álcool gel, sabonete higienizante e banheiros químicos para os visitantes. Além disso, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) fará a desinfecção de toda a área do estacionamento e de capelas, banheiros e escritórios. Ainda segundo a PJF, os servidores também irão pintar o local e efetuarão podas de árvores.

Na tarde desta quarta, servidores do Demlurb efetuavam limpeza do Cemitério Municipal (Foto: Fernando Priamo)

Finados no Parque da Saudade

No Cemitério Parque da Saudade, em Santa Terezinha, a expectativa também é de receber cerca de dez mil pessoas, a metade do público registrado no feriado de Finados de 2019. Também é obrigatória a utilização de máscara facial e o distanciamento entre os visitantes. Serão 30 funcionários auxiliando na localização dos jazigos, de acordo com informações da gerência do Parque.
O Parque da Saudade também orienta que os visitantes levem flores naturais, sendo vedada a plantação no entorno do jazigo.

Missas unificadas no Dia de Finados

Diferentemente do que acontecia nos outros anos, quando havia celebrações em cada cemitério, as missas de Finados foram unificadas em 2020, ocorrendo às 10h na Catedral Metropolitana. A celebração, presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, será transmitida pelo Youtube e pelo Facebook “Web TV A Voz Católica” e pela rádio Catedral 102,3 FM. Conforme a direção do cemitério, a presença na missa está sujeita à disponibilidade de vagas e deve ser marcada com antecedência. O telefone da Catedral é (32) 3250-0700.

Cemitério da Glória

No Cemitério da Glória, no Bairro Jardim Glória, o funcionamento será das 8h às 16h30 no dia 2. O distanciamento e a utilização de máscara facial são obrigatórios, conforme a administração da unidade. As missas ficarão restritas à Igreja da Glória, em três horários: 7h, 10h e 19h. Para poder participar da celebração é necessário fazer agendamento até esta sexta-feira (30), pelo Whatsapp (32) 99913-9639, com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 16h.

O post Cemitérios de JF abrem no Dia de Finados com restrições apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar