Clube Cascatinha é parcialmente interditado pela Vigilância Sanitária

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) interditou bebedouros, cozinha, sauna, vestiários e os chuveiros do Cascatinha Country Club nesta sexta-feira (10). Segundo o próprio clube informa em seu site, os equipamentos estarão fechados até a próxima terça-feira (14). A piscina, no entanto, permanecerá disponível para os associados. A interdição se deu após suspeitas de contaminação da água que abastece o clube. A Tribuna tentou contato com a administração do clube, mas até a noite desta sexta não obteve retorno.

Segunda a Vigilância Sanitária, “o Clube mantém uma mina, que serve como uma fonte alternativa de abastecimento de água para diversos espaços das dependências da instituição, como bebedouros, cozinha, sauna e vestiários. Diante da situação, a Vigilância Sanitária optou por interdição cautelar do uso dos locais onde a água é proveniente da fonte própria”, afirma o órgão. O departamento reitera, contudo, que “está liberada a distribuição/venda de alimentos e bebidas fornecidos por terceiros”. “Mas, ressalta-se, que a cozinha está parcialmente interditada, ou seja, nenhuma produção própria pode ser comercializada”, reforça a nota encaminhada à Tribuna.

Segundo informações do Hospital Monte Sinai repassadas à reportagem por meio de sua assessoria, “a partir de pedido da Vigilância Sanitária, o Pronto Atendimento do Hospital Monte Sinai passou a notificar os casos de pessoas com quadros de vômito e diarreia, que informam terem passado pelo citado clube. A condução da análise dos casos está sendo feitas pela Vigilância Sanitária”. O hospital, no entanto, não divulgou um levantamento sobre o número de pessoas atendidas com sintomas de contaminação.

Em seu site, o próprio clube publicou uma série de recomendações a seus associados. Segundo nota divulgada pelo Cascatinha, “dando prosseguimento ao processo de esclarecimento da situação da água do clube/cidade, e em parceria com a Vigilância Sanitária”, o clube alerta que entre este sábado e a próxima terça-feira “todas as louças (talheres e pratos) utilizadas no clube serão descartáveis”. “Os alimentos servidos no restaurante serão somente os fritos e assados fornecidos por terceiros”, esclarece o texto.

O clube afirma ainda que “todos os bebedouros e chuveiros ficarão fechados”. A piscina, no entanto, permanecerá liberada para utilização dos associados. “Essas medidas preventivas objetivam o bem-estar e segurança dos frequentadores do Cascatinha Country Club. Por ser uma situação emergencial, contamos com a colaboração e cooperação de todos”, afirma a nota assinada pela Diretoria Executiva Gestão 2019/2022.

Em outro comunicado, o clube afirma que “mediante relatos recebidos com relação a uma possível contaminação da água ou alimentos consumidos no clube”, a direção esclarece que “os alimentos do clube são devidamente higienizados com produto apropriado e há o acompanhamento de profissional da área. O Cascatinha pontua ainda que a água do clube é analisada todos os meses, conforme instruções da vigilância sanitária.

“Foram tomadas medidas que reforçam os cuidados nas áreas de maior movimentação de pessoas. Inclusive na cozinha está sendo usada água mineral. Uma nova análise da água foi providenciada para esclarecimentos. Salientamos que a Diretoria Executiva está atenta a quaisquer situações inerentes a esse cenário”, reforça comunicado feito pelo Cascatinha Country Club.

O post Clube Cascatinha é parcialmente interditado pela Vigilância Sanitária apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar