Com 50 mortes por Covid-19, JF vive maior epidemia depois da dengue

Juiz de Fora atingiu a marca de 50 óbitos provocados pela Covid-19 nesta segunda-feira (22). De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Prefeitura, três novas mortes foram contabilizadas nesta segunda, além de uma divulgada no último domingo. Com os quatro novos registros, o número de vítimas fatais da doença na cidade sobe para 50. Oficialmente, esta já é a epidemia com maior número de óbitos em Juiz de Fora, superando a dengue, que, em 2016, matou 49 juiz-foranos.

As vítimas que constam no boletim desta segunda são uma idosa, de 70 anos, que tinha Doença Cardiovascular Crônica (DCC) e teve sua morte confirmada na última sexta (19); um idoso, de 83, que tinha como comorbidades Doença Cardiovascular Crônica (DCC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Alzheimer e Diabetes Mellitus (DM), cuja morte foi registrada em 31 de maio; e um idoso de 64 anos, cujo óbito também ocorreu na última sexta (19). A Secretaria de Saúde ainda não informou se a vítima apresentava comorbidades. O mesmo ocorre com a vítima fatal divulgada no domingo: uma idosa de 72 anos, que morreu no mesmo dia. A Prefeitura informou que ainda aguarda a notificação para saber se ela tinha comorbidades para o agravamento da doença. Há, ainda, um óbito em investigação.

Quase 1.300 confirmados

Com a atualização dos dados, a cidade contabiliza 6.628 pacientes suspeitos e 1.298 confirmados, ou seja, 54 casos a mais do que na última sexta. No que se refere ao número de infectados, nas últimas 24 horas, são 40 novos registros, já que no domingo (21), a cidade tinha 1.258 casos.

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. A Administração municipal não divulga o número de pacientes curados. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

152 hospitalizados

Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que, até as 19h desta segunda, a taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade era de 70,68%. Do total de 266 leitos existentes, 188 estavam ocupados e, dentre eles, 65 em razão de pacientes de Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação estava em 81,37%.

Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, o percentual era de 51,62%. Ou seja, dos 1.416 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 730 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 87 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para o coronavírus.

Em sua totalidade, a cidade tinha 152 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial também apontava que a taxa de isolamento social na cidade, nos últimos sete dias, estava em 50,4%.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar