Com isolamento, Semana Santa tem missas transmitidas pela internet

Até a quarta-feira (8), diversas celebrações da Semana Santa serão feitas por meio de transmissões via internet pelas paróquias de Juiz de Fora. A Arquidiocese de Juiz de Fora permanece seguindo as orientações sobre distanciamento social para conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), e as atividades que costumeiramente levam milhares de fiéis às igrejas serão feitas on-line. Reflexões sobre as Dores de Nossa Senhora, Vias-Sacras, meditações sobre o Encontro de Jesus e Nossa Senhora e celebrações penitenciais estão entre as atividades adaptadas ao período de exceção.

O arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, tratou o momento diferente como de aprendizado para a Arquidiocese de Juiz de Fora. Para o arcebispo, as transmissões por meio on-line possibilitam a chegada das celebrações a pessoas que não faziam mais parte do cotidiano da Igreja. “As celebrações estão sendo feitas inteiras nas igrejas de porta fechada, mas transmitidas para tantos e tantos lares. Isso é maravilhoso. A palavra de Deus está chegando a muitos outros corações, a lares que antes, talvez, não chegasse”, afirma.

Na Catedral Metropolitana (Rua Santo Antônio 1201, Centro), por exemplo, ocorrem celebrações diariamente com início ao meio-dia e às 19h. As transmissões serão feitas por duas plataformas: pelo Youtube e pelo Facebook, nos perfis “A Voz Católica”. As missas também podem ser acompanhadas pela Rádio Catedral, na frequência 102,3 FM. “Estou percebendo um grande enriquecimento da celebração da Semana Santa. É uma situação que, há dois meses, nós não imaginávamos. Mas Deus está possibilitando uma celebração diferente, e ela está chegando ao coração de muita gente”, assegura Dom Gil.

Outras diversas paróquias vão seguir o modelo de transmissão por redes sociais, algumas também utilizando o Instagram. A programação completa e os canais de veiculação das celebrações feitas em outras paróquias de Juiz de Fora e região podem ser conferidas no site da Arquidiocese.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar