Com quatro novos óbitos, número de vítimas fatais da Covid-19 passa de 80

Mais quatro moradores de Juiz de Fora perderam suas vidas para a Covid-19, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Prefeitura divulgado nesta segunda-feira (13). As vítimas fatais são uma mulher e três homens.

A idosa, de 77 anos, apresentava doença cardiovascular crônica e faleceu nesta segunda. Dos três homens, dois morreram no domingo (12). Tratam-se de um idoso, de 66 anos, que apresentava como comorbidade doença cardiovascular crônica (DCC) e câncer de próstata. A outra vítima é um homem, 56, que também tinha doença cardiovascular crônica (DCC) e obesidade. O quarto óbito registrado nesta segunda é referente a um homem de 55, sem comorbidade relatada, que morreu na última sexta-feira (10).

Também no domingo, a morte de uma mulher de 29 anos também já tinha sido registrada pela PJF. Ela é a vítima fatal mais jovem da Covid-19 em Juiz de Fora. No sábado (9), a morte de uma mulher de 56 anos também foi registrada em boletim epidemiológico da PJF, que apontou que a mulher tinha doença cardiosvascular crônica.

Com as atualizações, a cidade tem, no total, 83 óbitos confirmados. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, duas mortes estão em investigação.

Infecções e suspeitas

No que diz respeito aos casos confirmados, de domingo para segunda foram registradas 38 novas infecções – de sábado para domingo, foram 37 -, chegando ao patamar de 2.654 contaminados. No mesmo período, o número de casos suspeitos subiu em 303, atingindo 10.214 infecções em investigação.

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Taxa de isolamento abaixo de 50%

Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que, até as 18h50 desta segunda, em sua totalidade, Juiz de Fora tinha 175 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel também também apontava que a taxa de isolamento social, na cidade, nos últimos sete dias, estava em 49,02%.

Ocupação de leitos

Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade era de 69,26%. Do total de 270 leitos existentes, 187 estavam ocupados e, dentre eles, 72 em razão de pacientes de Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação estava em 76,36%.

Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, o percentual era de 54,44%. Ou seja, dos 1.363 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 742 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 103 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para o coronavírus.

PJF se manifesta sobre morte de servidor

Nesta segunda, a PJF se manifestou a respeito da morte de um segundo servidor municipal em decorrência da Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde, do início da pandemia até esta segunda, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental registrou dois óbitos de profissionais de saúde ligados à PJF, sendo um desses terceirizado. Conforme a Prefeitura, a legislação vigente, que tem com base no artigo 322 da Portaria de Consolidação nº 5 de 28 de setembro de 2017, consolida as normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, não autoriza a pasta a divulgar e/ou confirmar a identidade das vítimas.” A lei versa que “as autoridades de saúde garantirão o sigilo das informações pessoais integrantes da notificação compulsória, que estejam sob sua responsabilidade, conforme preconiza a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011”, pontua o texto.

A primeira vítima, um homem de 41 anos, faleceu em 12 de abril; ele tinha doença cardiovascular crônica. A outra, trata-se também do homem de 55 anos, falecido na última sexta. Ele não teria comorbidades prévias relatadas. Em seu posicionamento, a PJF manifestou “profundo pesar pelo falecimento de servidores envolvidos no enfrentamento à Covid-19. Neste momento de luto, a Administração Municipal se solidariza e presta condolências a todas famílias, amigos e companheiros de trabalho que perderam seu ente querido.”

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: