Comitê amplia funcionamento em bares e restaurantes, mas mantém veto a bebidas

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (10), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 deliberou por manter Juiz de Fora na onda amarela do programa Minas Consciente, seguindo os novos protocolos elaborados pelo colegiado e publicados na última terça-feira. Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), também foi analisado documento encaminhado por proprietários de bares e restaurantes solicitando a liberação do consumo de bebidas alcoólicas dentro destes estabelecimentos. Apesar disso, o Comitê Municipal optou por continuar com a proibição. A justificativa é que, para o consumo interno em bares e restaurantes, a pessoa deve tirar a máscara, ficando exposta à contaminação pelo coronavírus.

LEIA MAIS: Pela primeira vez, número de internações por Covid-19 em JF passa de 400

Nestes locais, conforme a PJF, medidas como distanciamento social e higienização frequente das mãos possuem grande probabilidade de serem descumpridas, além de proporcionarem que um elevado número de pessoas permaneçam em um mesmo local com pouca ventilação. Ainda, o consumo de bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos, avalia o Poder Público, leva a um relaxamento das medidas de prevenção. Apesar de manter tais restrições, o colegiado definiu que estes locais poderão funcionar ininterruptamente, entre 10h e 22h, não apenas nos dias da semana. Até então, o funcionamento estava liberado das 11h às 15h e das 18h às 22h. A medida passa a valer a partir de sábado (12).

Funcionamento do comércio no Natal

O colegiado acatou, ainda, a solicitação para ampliação do horário de funcionamento do comércio durante o período natalino. Dessa forma, ficou definido que no sábado (19) o comércio em geral poderá funcionar das 9h às 17h e, no domingo (20), das 10h às 16h. Nos dias 21, 22 e 23, será permitido o funcionamento das 8h às 20h. As demais definições publicadas na última terça-feira são mantidas.

Macrorregião Sudeste regride para onda vermelha

Após decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 estadual, a macrorregião Sudeste, que engloba Juiz de Fora, regrediu à onda vermelha do programa Minas Consciente, nesta quarta-feira. Nesta fase, a mais restritiva do plano estadual, está autorizado apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, padarias e supermercados. Além da Sudeste, a macrorregião Vale do Aço também passou à onda vermelha. Com a definição, seis das 14 macrorregiões de saúde mineiras estão, no momento, na fase mais restritiva do programa. A alta de 39% na taxa de incidência de casos de coronavírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o regressão.

Apesar de Juiz de Fora fazer parte da macro Sudeste, o Município tem autonomia para conduzir as deliberações de acordo com o cenário epidemiológico da cidade e da microrregião.

O post Comitê amplia funcionamento em bares e restaurantes, mas mantém veto a bebidas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar