Comitê Municipal autoriza avanço de JF para onda verde do Minas Consciente

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 definiu, em reunião na noite desta quinta-feira (15), que Juiz de Fora avançará à onda verde do programa Minas Consciente – faixa menos restritiva do programa estadual, a partir da próxima semana. Com isso, poderá ser liberado o funcionamento de atividades, como cinemas, atividades de recreação e lazer e eventos, entre outros. Conforme o colegiado, no entanto, a operação de todos os setores contemplados pela onda verde será analisada pelo grupo e, portanto, poderá haver restrições em determinados segmentos. A previsão é de que as novas definições sejam publicadas em um novo decreto municipal na próxima quarta-feira (21). Até lá, Juiz de Fora permanecerá na onda amarela do programa estadual – faixa intermediária.

Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a definição do comitê foi pautada na queda do número de novos casos confirmados de Covid-19 ao longo dos últimos dias. Conforme os dados epidemiológicos, houve uma diminuição de 21% no número de novos casos positivos de coronavírus nas últimas duas semanas. Na semana passada, a média de confirmações foi de 29 novos registros/dia, enquanto que, no período anterior, a taxa foi de 36 confirmações diárias. O número de falecimentos também foi considerado pelo grupo. Na semana passada, o alto índice de mortes havia barrado o avanço da cidade à onda verde. Contudo, conforme a Prefeitura, os dados epidemiológicos atuais sinalizam queda na quantidade de novos óbitos. Segundo o levantamento municipal, Juiz de Fora registrou, até o momento, cinco mortes esta semana. Na semana passada, foram 16 falecimentos e, na anterior, 20.

Apesar da definição, ao longo da reunião, foi frisado pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) e demais membros do comitê a necessidade de cada cidadão ter consciência de que a pandemia ainda não acabou e que as medidas de prevenção ao contágio da doença ainda são necessárias. As medidas de fiscalização pelo Poder Público também serão avaliadas ao longo dos próximos dias e publicadas com o novo decreto municipal.

Comissão avaliará possível retomada de aulas presenciais

Representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste) participaram do encontro desta quinta. Conforme o assessor jurídico do Sinepe/Sudeste, Arthur Emílio Dianin, o intuito foi apresentar ao comitê o protocolo que a entidade tem elaborado junto à rede privada de ensino para uma possível retomada das aulas de forma presencial. Segundo o sindicato, o documento contém estratégias, planejamento de retorno, informações sobre infraestrutura e treinamento a serem implementados nos estabelecimento de ensino.

Sobre a pauta, o colegiado definiu que será criada, ainda na manhã desta sexta-feira (16), uma comissão para análise de protocolos para a possível retomada da aulas presenciais, inclusive na rede pública. Participarão da comissão representantes das secretaria de Saúde e Educação, do Sinepe e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros.

Shoppings

Na reunião de semana passada, o comitê havia discutido – e vetado – a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento dos shoppings. Nesta quinta, todavia, o assunto voltou à pauta e, após nova avaliação, a definição do Governo estadual foi acatada pelo Município. A partir de agora, portanto, esses estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sexta, das 11h às 22h, e das 10h às 22h aos fins de semana. A prerrogativa é que, com horário mais amplo de funcionamento, haverá maior distribuição do público

O post Comitê Municipal autoriza avanço de JF para onda verde do Minas Consciente apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: