Comparecimento de doadores no Hemominas cai 40% em um dia

Poucos dias após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no município, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora já registra queda no comparecimento de doadores de sangue. Conforme a responsável pelo setor de captação da instituição, Débora Carvalho, nesta terça-feira (17) cerca de 80 voluntários estiveram na unidade. Normalmente, afirma ela, o comparecimento diário é, em média, de 120 pessoas, embora a capacidade do Hemocentro seja para atendimento de 180 pessoas/dia, durante os dias de semana.

“A gente precisa muito de doadores, principalmente dos grupos O, positivo e negativo, que estão em baixa no estoque, e que são grupos estratégicos em situações de crise”, relata. Apesar das atuais circunstâncias, Débora Carvalho ressalta a importância de as pessoas que estão saudáveis não deixarem de comparecer ao Hemominas.

“Nós observamos que o comparecimento está reduzindo, até porque as pessoas começam a seguir as orientações para deixarem suas casas apenas em situações extremas. Mas muitas pessoas não consideram que doar sangue seja de extrema necessidade, e nesse momento é. A gente tem que pensar que tem muito paciente internado e que necessita. Dentro do possível, se a pessoa puder vir, nós solicitamos a sua presença”.

Para tanto, a servidora observa que a unidade tem tomado as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, para que o atendimento continue sendo realizado com menor risco a doadores e profissionais. Ela explica que, no local, há orientação aos doadores para manterem a distância recomendada enquanto aguardam atendimento. Na recepção, também está sendo disponibilizado álcool em gel. A profissional orienta ainda que os doadores evitem levar acompanhantes durante a doação.

Voluntários que estiveram gripados ou resfriados, ou em contato com familiares e pessoas próximas nestas condições, nos últimos 15 dias, não poderão doar sangue e não poderão comparecer ao local. O ideal é que a pessoas faça o agendamento do seu horário de atendimento pelo site da Fundação Hemoninas: www.hemominas.mg.gov.br. O procedimento evitará aglomerações desnecessárias e fará com que o doador seja atendido com maior agilidade.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: