Consulta pública para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos termina nesta quarta

A etapa participativa de composição do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) será encerrada às 14h dessa quarta-feira (24). Os interessados em fazer alguma contribuição para o documento devem visitar a página do Plano. No endereço, o cidadão tem acesso à versão preliminar do instrumento e poderá fazer sugestões na área indicada para a participação. As propostas poderão integrar o documento final. Além do encerramento da etapa, uma audiência pública está prevista para essa quarta-feira às 14h, quando a população também poderá recomendar ações.

O PMGIRS mapeou os resíduos gerados pelo município. A ideia do dispositivo é elaborar diretrizes para a gestão eficiente e destinação do material, que devem nortear as atividades nos próximos 20 anos.

No texto preliminar há a proposta da criação de uma rota tecnológica, que permite o processamento e reaproveitamento dos vários tipos de resíduos sólidos que são de responsabilidade pública. O projeto prevê a separação adequada dos materiais e a coleta diferenciada, de modo que alimentos serão submetidos à compostagem; resíduos secos passarão por triagem manual e revendidos a empresas de reciclagem; resíduos volumosos serão desmontados, de modo que seus componentes possam ser vendidos e reaproveitados e os resíduos de construção civil passarão por triagem e classificação para serem reaproveitados como agregado.

Além disso, outras ações foram inclusas entre as diretrizes, como a regionalização do processamento dos resíduos passíveis de aproveitamento em áreas de triagem e tratamento, a criação de uma rede de ecopontos para o recebimento de pequenos volumes do resíduo da construção civil e a integração de catadores associados e autônomos, melhorando condições de trabalho e renda.

O post Consulta pública para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos termina nesta quarta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: