Dom Gil divulga novas orientações para a Semana Santa

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou ao clero, nesta quinta-feira (25), novas orientações para as celebrações da Semana Santa. O sacerdote ressalta que as indicações respeitam às últimas determinações dos Governos estadual e municipal mediante o aumento do número de casos e mortes por Covid-19, buscando assim, proteger a saúde dos fiéis.

Para o Domingo de Ramos, Dom Gil deixou a critério dos padres a decisão sobre a realização, ou não, de missas presenciais, desde que respeitados os limites de ocupação das igrejas. No caso da Catedral Metropolitana, onde o arcebispo presidirá a celebração das 10h, o limite será de até 20% dos lugares. Os ramos não serão distribuídos nas igrejas, mas podem ser levados pelos fiéis.

Outros municípios

Para as paróquias de outras cidades da região, a indicação é que cada pároco veja com o prefeito a melhor decisão para que possa acontecer a celebração. Da Segunda-feira Santa ao Sábado de Aleluia, as atividades ocorrem apenas por transmissões, sem a participação presencial dos fiéis. Por isso, Dom Gil pede que as paróquias utilizem, o máximo possível, as redes sociais. “O importante é que todos tenham o direito e a oportunidade de acompanharem de seus lares, a Igreja doméstica, às celebrações”, afirmou. Nenhuma confissão ou encenação será realizada.

Para a Quinta-feira, a Sexta-feira e o Sábado santos, haverá diretrizes específicas, com a omissão de ritos tradicionais, segundo orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O arcebispo ainda indica ao menos uma celebração no domingo de Páscoa em cada paróquia, mas nenhum horário ou limitação de público foi adiantado no documento desta quinta.

Além disso, a Missa do Santo Crisma, que reúne todo o clero na manhã de quinta-feira, foi transferida para o dia 1º de maio, às 9h, na Catedral Metropolitana.

O post Dom Gil divulga novas orientações para a Semana Santa apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar