Em casa na cozinha: badejo à moda chinesa

Chefe executivo de cozinha, Hector Raposo (@hector_raposo) fez carreira na gastronomia e passou quatro anos na Austrália, onde teve contato com diversas culturas. Uma delas foi a cozinha chinesa, onde aprendeu uma das receitas que compartilha hoje, o badejo ao bearnaise.

Ingredientes

200 gramas de filé de badejo

1 gema de ovo

1 colher (sopa) vinagre branco

1 colher (sopa) vinho branco seco

1 colher (sopa) água

1 colher (sopa) chervil batido

1 colher (sopa) tarragon batido

½ shallot branca batida

50 gramas de manteiga clarificada

Sal a gosto

Pimenta preta moída na hora a gosto

10 gramas de ova de salmão

50 gramas de alho poró

 

Modo de preparo

Para a molho:

Adicionar em uma sautese a shallots, as ervas, a água, o vinho e o vinagre deixando reduzir por ¾ da quantidade inicial. Reserve até esfriar. Entre então com a gema de ovo e incorpore com a ajuda de um fouet (batedor de arame), sempre em fogo baixo até essa mistura ficar de cor amarela clara. Finalmente entre com a manteiga clarificada misturando até o molho ficar homogêneo. Desligue o fogo e ajuste o sal, a pimenta, e adicione as ovas.

Para o alho poró frito:

Abra o alho poró no sentido horizontal e faça finas fatias no comprimento. Frite por imersão a 180 ºC rapidamente até ficar crocante. Escorra o excesso de óleo com papel toalha.

Para o peixe:

Tempere o peixe com sal e pimenta do reino branca. Aqueça uma sautese antiaderente, adicione um fio de azeite e coloque o peixe com a pele voltada para baixo em fogo médio, fazendo uma leve pressão para toda superfície tocar a panela. Quando a pele estiver crocante e dourada, leve o peixe ao forno 200º C com a pele voltada para cima por volta de 5 minutos até completar o cozimento da carne.

Montagem:

Disponha o molho no prato, adicione o peixe com a pele voltada para cima e finalize com o alho poró frito.

LEIA MAIS:

Participe também do projeto “Em casa na cozinha”
Envie sua receita com uma foto do prato para o e-mail [email protected]. Não se esqueça de escrever seu nome completo e profissão.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar