Escolas que adotaram animais recebem projeto Amicão

Instituições de ensino que adotaram cães recebem a partir desta sexta-feira (28) o projeto do Demlurb Amicão, voltado para dar orientações aos diretores escolares sobre os cuidados com os mascotes. A Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, localizada no Bairro Caiçaras, na Cidade Alta, é a primeira a receber a proposta da Prefeitura. O evento acontece em dois horários, às 9h e às 14h, para contemplar os dois turnos.

Conheça Guto, mascote da Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, do Bairro Caiçaras (Foto: Divulgação)

O colégio foi escolhido para inaugurar o projeto porque adotou um cachorro de rua em dezembro de 2018, após um período chuvoso. Batizado de Guto, em homenagem ao professor Augusto, que dá nome à escola, o animal recebeu cuidados veterinários, banho e tosa.

Para a coordenadora de Campanhas Educativas do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Demlurb, Efigênia Viana, “é gratificante ver a interação e o carinho dos alunos com o Guto. As brincadeiras e os afagos criam vínculos importantes e podem ajudar as crianças em diversos aspectos”.

A gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan) do Demlurb, Miriam Neder, disse que são oferecidos “todos os cuidados ao animal adotado pela escola, desde a castração até os atendimentos veterinários”. O Dcan já disponibilizou a verba para a construção da casinha do cachorro.

A casinha do mascote Guto foi construída com recursos do Dcan (Foto: Divulgação)

As próximas instituições de ensino que contam com cães adotados e receberão o projeto são as escolas municipais Marília de Dirceu, no Bairro Filgueiras, e a George Rondebach, localizada no Grama, ambas na Zona Nordeste. O cão Dirceu e a gata Nina foram acolhidos e já recebem os cuidados necessários.

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 20 milhões de cães abandonados no Brasil, e outros 10 milhões de gatos. As escolas interessadas em participar das próximas edições do Amicão devem procurar o Departamento de Educação Ambiental do Demlurb pelo telefone 3690-3571.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar