Estado confirma segundo caso de coronavírus em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na tarde desta quinta-feira (12), o segundo caso de coronavírus no estado. Segundo nota oficial da pasta, exames de uma paciente de 38 anos, residente em Ipatinga, com histórico de viagem para Israel em 20 de fevereiro e retorno para o Brasil no dia 29 do mesmo mês, tiveram resultado positivo para a doença.

Ainda conforme a SES, a paciente apresentou tosse e febre, com evolução para dor de garganta. Ela não foi hospitalizada e encontra-se em isolamento domiciliar. O exame foi realizado pela Funed, e o resultado foi repassado para a SES na tarde desta quinta.

Com a confirmação, Minas Gerais passa a ter dois casos confirmados de coronavírus. O primeiro caso foi identificado no domingo (8), e é referente a uma mulher de 47 anos, moradora de Divinópolis, com histórico de viagem para a Itália de 20 de fevereiro a 2 de março. Ela também está em isolamento domiciliar.

Segundo a SES, há ainda 289 suspeitas em investigação, distribuídas em 48 municípios: Alfenas (2), Araguari (4), Araxá (2), Arcos (2), Barbacena (2), Belo Horizonte (105), Betim (4), Boa Esperança (2), Caratinga (1), Conselheiro Lafaiete (3), Contagem (16), Córrego Fundo (1), Divinópolis (5), Formiga (2), Governador Valadares (2), Ipatinga (5), Itabira (1), Itajubá (1), João Monlevade (1), Juiz de Fora (9), Lavras (1), Manhuaçu (1), Montes Claros (1), Montes Claros (1), Mutum (1), Naque (1), Nova Lima (11), Nova União (1), Ouro Preto (2), Pará de Minas (1), Passos (1), Patos de Minas (2), Pedro Leopoldo (2), Pouso Alegre (1), Sabará (2), Santa Luzia (1), Santa Rita do Sapucaí (1), Santana do Paraíso (1), Santo Antônio do Monte (1), São Gotardo (1), São João Del Rei (7), São Sebastião do Paraíso (1), Sete Lagoas (7), Três Corações (2), Uberaba (3), Uberlândia (22), Varginha (7) e Viçosa (1). Outros dois casos notificados no estado são de pacientes oriundos do Distrito Federal e do Pará. Mais 14 casos suspeitos em Minas são de pacientes oriundos de outros países: Alemanha, Hungria, Itália, Estados Unidos, Portugal, Irlanda e Inglaterra. Dezoito casos constam no boletim com municípios ignorados.

Outros 22 casos já foram descartados. A SES informou ainda que realizará uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13) para fornecer mais informações e detalhar as ações do estado para enfrentamento do coronavírus.

Juiz de Fora

O número de casos suspeitos em Juiz de Fora mudou de 10 para 9 no boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11), dado que se manteve no levantamento nesta quinta. Conforme o documento, a redução se deve à constatação de que havia um caso duplicado. No entanto, a Prefeitura afirma que encaminhou 13 notificações ao Estado, sendo que dez são referentes a possíveis casos suspeitos, e um foi descartado: o da paciente de 51 anos, com histórico de viagem à Itália. Outras duas notificações estão em análise pela SES.

A pasta municipal tem considerado como suspeitos os casos divulgados no boletim da SES. Já as notificações dizem respeito aos casos em que a unidade de saúde responsável pelo atendimento do paciente notificou a vigilância. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs/MG) é o responsável por aceitar ou não a notificação, com base nos critérios definidos em seu Plano de Contingência.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar