Força-tarefa fecha bares e academia de ginástica em JF

Três bares e uma academia de ginástica foram interditados em Juiz de Fora, durante o fim de semana, por descumprirem o Decreto Municipal nº 13.975, que estabelece as regras de funcionamento para comércio e serviços durante a pandemia de Covid-19. Todos os estabelecimentos já haviam sido notificados anteriormente por manterem as atividades apesar de não se enquadrarem na chamada onda verde do plano Minas Consciente, que abrange apenas os serviços essenciais. O desrespeito pode acarretar em multa de R$ 48 mil aos proprietários.

Um dos bares e a academia de ginástica são localizados no Bairro Benfica, na Zona Norte. Os outros dois estabelecimentos estão situados nos bairros São Dimas, na mesma região, e Santa Luzia, na Zona Sul. As interdições foram realizadas por uma força-tarefa que reuniu fiscais de postura, guardas municipais e agentes de transporte e trânsito.

Notificações e autuação

A fiscalização também foi realizada em outros 16 bairros da cidade, entre quinta (9) e domingo (12). A força-tarefa esteve presente no Centro, Alto dos Passos, São Mateus, Santa Luzia, Jardim de Alá, Cascatinha, Granbery, Bairro de Lourdes, Santa Catarina, Paineiras, Benfica, Nova Era, Filgueiras, Granjas Bethânia, Grama, Manoel Honório e Vitorino Braga. Nesta verificação, foram realizadas dez notificações e uma autuação.

De acordo com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na quinta-feira, foram constatadas duas irregularidades. Uma padaria, no Bairro de Lourdes, foi orientada a retirar as mesas para consumo no local. Já uma lanchonete de uma rede de fast food, no Alto dos Passos, foi notificada por conta do excesso de pessoas no salão e nas mesas.

Na sexta-feira, o mesmo problema de aglomeração de consumidores foi identificado em uma lanchonete de fast food, no Granbery. Além disso, o estabelecimento permitiu a presença de pessoas sem máscara.

O descumprimento ao uso da máscara pelos clientes também foi motivo de notificação de uma padaria localizada no Granbery, no domingo.

Outras seis notificações foram realizadas em bares localizados nos bairros Nova Era, Grama, Granjas Bethânia e Filgueiras. Uma distribuidora de bebidas, no Vitorino Braga, foi autuada por estar atendendo como bar. Segundo a PJF, além da proibição do comércio de bebidas para consumo no local, o depósito não tinha alvará para esta modalidade de serviço.

Denúncias
A assessoria da PJF informou que a fiscalização ocorre de maneira regular e tem como principal objetivo verificar as denúncias feitas pela população por meio dos telefones 153 e 3690-7507, e pelo canal da Ouvidoria do Município, o Fala.BR.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar