Fortes chuvas causam estragos em Juiz de Fora

As intensas chuvas que assolaram Juiz de Fora durante o final de semana causaram estragos em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 34 ocorrências entre às 20h30 de sábado (4) e 19h de domingo (5) – período no qual a tempestade alcançou maior volume. Os bairros mais atingidos, de acordo com a Defesa Civil, foram: Santa Luzia, Santa Cecília, Graminha e Ipiranga, na Zona Sul; e São Pedro, na Cidade Alta. A previsão é que a instabilidade permaneça ao longo desta semana.

Deslizamento foi observado na Rua João Francisco Monteiro, Bairro Graminha (foto: Defesa Civil)

Entre as ocorrências destacadas pela Defesa Civil, quatro estão relacionadas a deslizamentos. Na Rua José Orozimbo de Oliveira, no Bairro Santa Luzia, a encosta cedeu e resultou na queda de muro, com três foram interditadas preventivamente. Parte da rua também está fechada. Na Rua José Lourenço, no Bairro São Pedro, um deslizamento de barranco levou à obstrução parcial da via, na altura do número 884. A Avenida Darcy Vargas, no Bairro Ipiranga, também sofreu com deslizamento, bem como a Avenida Deusdedit Salgado, na altura do Bairro Cascatinha, e a Rua Iris Maestrini, na altura do número 193, no Bairro Santa Cecília. O Bairro Graminha também registrou deslizamento de encosta.

A Defesa Civil também destaca queda de muro na Rua Francisco Monteiro, altura 480, no Bairro Santa Cecília; erosão de solo nas ruas Bento Hinoto, 45, Bairro Martelos; Itajubá, 188, no Bairro Dom Bosco; e Rua João Francisco Ribeiro, 62, no Bairro Barreira do Triunfo. Já na Rua Porto das Flores, no Bairro Santa Luzia, o asfalto cedeu e também foi necessária a interdição de parte da rua.

Máquinas trabalharam para obstruir a Avenida Darcy Vargas, no Ipiranga (Foto: Defesa Civil)

Ao longo do fim de semana, pontos de alagamentos também foram observados no município. O córrego do Bairro São Pedro transbordou na altura dos bairros Mariano Procópio e Democrata, deixando ruas inundadas. O mesmo ocorreu no Santa Luzia.

Volume de chuvas

Em 72 horas, a partir de sexta-feira (3), Juiz de Fora registrou 133 milímetros de chuvas, o que representa 41% do previsto para todo janeiro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No acumulado do mês, que leva em consideração os cinco primeiros dias do ano, a soma das precipitações já chega a 56% dos 322,1 milímetros esperados para todo o período. A instabilidade, associada aos altos índices pluviométricos, é resultado de uma frente fria que passa pela região Sudeste do país em combinação ao fenômeno climatológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). É ele o responsável pelo transporte de umidade a partir do Norte do país.

A Zona Norte de Juiz de Fora concentrou as chuvas mais significativas no fim de semana, de acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em Igrejinha foram 157 milímetros, seguido por Passos del Rei, na BR-040, próximo ao Mirante (118 milímetros), Distrito Industrial (116 milímetros), Monte Castelo (113 milímetros) e Dias Tavares (102 milímetros). Os bairros Grama e Filgueiras, ambos na Zona Nordeste, também registraram chuvas significativas, com 75 e 58 milímetros, respectivamente.

Previsão do tempo
A instabilidade deve permanece na Zona da Mata ao longo desta semana, conforme o Inmet. Nesta segunda-feira (6) e na terça (7) as chuvas devem ter acumulados menos significativos, mas pancadas em áreas isoladas não estão descartadas. Precipitações contínuas e mais duradouras devem ser observadas a partir de quarta-feira (8), se estendendo pelo menos até a sexta-feira (10).
Com relação às temperaturas, a previsão é de céu parcialmente nublado e dias abafados, com máximas entre 28 e 30 graus.

O post Fortes chuvas causam estragos em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar