Fundação Hemominas homenageia doadores fidelizados

A Fundação Hemominas realizou uma homenagem, na noite desta quinta-feira (12), aos doadores fidelizados da instituição. Ao todo, 198 pessoas de Juiz de Fora e região doam sangue todos os anos. Nessa noite, parte delas recebeu a diplomação dos doadores de acordo com o número de doações já realizado ao todo. As categorias são: prata de (25 a 34); ouro (35 a 49) e diamante (a partir de 50). O evento também marcou a celebração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro.

Participaram da solenidade a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, a diretora técnico científica da instituição, Maísa Aparecida Ribeiro, o coordenador do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, João Paulo Baccara, e o vereador Júlio Obama Jr (PHS), representando o presidente da Câmara, Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal, PTC).

A presidente da Hemominas destacou a importância do gesto. “A instituição só existe e só consegue transmitir sangue para os hospitais devido ao gesto dos doadores. Essa celebração é o mínimo que a gente pode fazer para agradecer vocês que, voluntariamente, vão até a instituição colaborar com outras vidas. Nós estamos aqui representando os pacientes que recebem o tratamento e sobrevivem graças à transfusão.”

A diretora técnica científica pontuou que as doações de Juiz de Fora e região são “importantíssimas” para o Estado. “Pessoas em diversas cidades de Minas Gerais recebem o sangue doado no hemocentro regional de Juiz de Fora. E isso é graças ao gesto dos doadores da cidade e região.”

Ana Lúcia Moraes Neto, 55, e o filho Gustavo Luiz da Silva Neto, 26, ambos doadores (Foto: Carolina Leonel)

“É muito gratificante salvar vidas”

A doadora Ana Lúcia Moraes Neto, 55, realiza o gesto anualmente há mais de 20 anos. Na ocasião, ela foi diplomada na categoria ouro. Com uma irmã transplantada na família, ela aprendeu a importância da fidelização. “Eu doo todos os anos e, se possível, três vezes por ano. É muito gratificante saber que estou ajudando a salvar vidas. Me sinto realizada e satisfeita”. A exemplo da mãe, Gustavo Luiz da Silva Neto, 26, doa sangue há seis anos. “Comecei a doar por ver o gesto da minha mãe e pelo histórico na família. Hoje vim acompanhá-la na homenagem, mas futuramente espero também recebê-la.”

O maratonista Waldir dos Reis Miranda, 55, é doador há 17 anos e foi agraciado com o diploma ouro. Alegre e emocionado, ele garantiu que a decisão de doar transformou sua vida. “Eu era fumante, não cuidava muito da saúde. Mas depois que fiquei viúvo, percebi que eu precisava cuidar de mim e não deixar para depois. Resolvi doar sangue por amor ao próximo, mas também para cuidar da minha saúde. Eu vou lá, doo sangue e, em contrapartida, o Hemominas sempre me deixa ciente da minha saúde. Com isso, tenho exames periódicos. Como hoje sou maratonista, isso me ajuda muito. Lá é meu plano de saúde e eu ainda ajudo o outro.”

Há 20 anos, Rogério Maurício Alves dos Santos, 55, comparece periodicamente ao Hemominas Juiz de Fora e recebeu o diploma prata. “Estou muito alegre com essa homenagem, é bom sentir que ajudo as pessoas e isso é reconhecido.”

O post Fundação Hemominas homenageia doadores fidelizados apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar