Gincana incentiva recolhimento de lixo eletrônico em comunidades

Material eletrônico reunido pela comunidade acadêmica na Escola Municipal Padre Wilson, em Igrejinha (Foto: Efigênia Viana/Arquivo pessoal)

Com o intuito de incentivar o recolhimento correto de materiais eletrônicos descartados pela população, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) criou a Gincana Ecológica, competição que mobilizou escolas municipais de quatro localidades juiz-foranas em torno do descarte sustentável de lixo eletrônico. Ocorrendo do dia 1° de junho ao dia 28 do mesmo mês, a disputa foi responsável pelo recolhimento de 15 toneladas de lixo, marca muito superior à expectativa de 5 toneladas apontada inicialmente pela organização da gincana, e premiou todas as escolas participantes com um laboratório de informática.

Foram quatro instituições municipais de ensino envolvidas na gincana: Coronel Emílio Esteves dos Reis, no distrito de Humaitá; Nagib Feliz Cury, no distrito de Penido; Professora Helena Antipoff, na comunidade de Rosário de Minas; e Padre Wilson, em Igrejinha. As escolas tiveram como objetivo o recolhimento de telefones celulares, televisores, controles, geladeiras, fogões, computadores e demais materiais eletrônicos que estivessem sem utilidade em residências ou estabelecimentos das próprias comunidades nas quais os alunos estão inseridos, com cada item valendo um ponto.

Para incentivar a disputa ecológica, foi instituída a realização de uma festa para a escola que tivesse a maior pontuação ao final dos recolhimentos. No entanto, todas as instituições de ensino participantes tiveram garantido um prêmio que fará a diferença no dia a dia escolar: um laboratório de informática oferecido em parceria com a E-Ambiental, empresa que fará a reutilização do material eletrônico recolhido na gincana, trabalho que não é realizado pela Demlurb. A previsão é de que os laboratórios sejam entregues às escolas na primeira quinzena de agosto.

12 mil pilhas em uma única casa

Ao final da competição, que foi vencida pela Escola Municipal Padre Wilson, as 15 toneladas de material nas comunidades refletiram o grande engajamento das escolas em prol da causa sustentável e mostram a possibilidade de informar a população, de acordo com a coordenadora de Campanhas Educativas do Demlurb, Efigênia Viana. “A gente teve um envolvimento de toda a comunidade e uma disputa saudável. O mais importante desse programa é mobilizar a comunidade, era o que a gente queria que acontecesse. Em uma única casa chegou a ter 12 mil pilhas, o que é muito perigoso, inclusive. Essa pessoa juntou e não sabia para onde destinar, então a gente está tentando informar também”, conta.

A escola vencedora da gincana, do Bairro Igrejinha, região Norte, destinou ao descarte correto um total de 5 toneladas de rejeitos. A vice-diretora da instituição, Neiva Síria Rampinello, afirmou que o recolhimento ecologicamente correto vai seguir na escola mesmo após o final da competição. “A nossa escola honra o nome do nosso patrono, que é o Padre Wilson. E, além de padre, ele era militar e amava a natureza. Estamos fazendo a nossa parte, que é cuidar da nossa natureza e também do nosso povo. Nós pretendemos continuar com o projeto, arrecadando mais lixo, envolvendo a comunidade e empenhados em continuar nessa tarefa”, projetou Neiva.

O post Gincana incentiva recolhimento de lixo eletrônico em comunidades apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar